Setembro Azul

Reflexões com o tema "História e Memória Surdas" marcam Setembro Azul no IFG Aparecida

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 13h58

A palestra será realizada no sábado, 26 de setembro, organizada pelo NUPELID e o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

As comemorações do Setembro Azul no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG serão marcadas com reflexões abordando o tema “História e Memória Surdas”. A atividade, organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Inovação Tecnológica e Discurso Científico (NUPELID) e o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, será realizada neste sábado, dia 26 de setembro.

A palestra tem participação de professores dos institutos federais de Goiás e de Brasília (IFG e IFB) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). As inscrições são feitas pelo SUGEP e a transmissão da atividade será pelo Youtube, no canal Sabores em Libras.

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. A cor azul para simbolizar a luta por direitos da pessoa surda foi escolhida em 1999, no XIII Congresso Mundial de Surdos na Austrália. A cerimônia lembrou vítimas da Segunda Guerra Mundial, quando pessoas com deficiência eram obrigadas a usar uma faixa azul no braço, sendo facilmente identificadas e mortas por nazistas.

Setembro Azul: História e Memória Surdas

Data: 26/09/2020

9h00   Abertura

9h10   Apresentação Cultural – Prof. Sérgio Vaz (IFG)