Aula inaugural do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes será dias 22 e 23

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 15h31 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h50

Curso de Mestrado Profissional em Artes do IFG inicia a primeira turma em um Instituto Federal no país

O Programa de Mestrado Profissional em Artes  (Prof-Artes), do Instituto Federal de Goiás (IFG), realiza nessa semana a aula inaugural da primeira turma do curso. A programação contemplará dois dias de atividades, dias 22 e 23, quinta e sexta, das 14h30 às 17h30, com transmissão ao vivo no canal do IFG – Câmpus Aparecida no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCfMEl76ewHOOx9e5JM4HWRQ).

A abertura será realizada no dia 22, a partir das 14h30, com a participação do reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Paulo Francinete Silva Junior, do diretor de Pós-graduação, Daywes Pinheiro Neto, da diretora-geral do Câmpus Aparecida, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, e do gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da mesma unidade, José Renato Masson.

Após as falas iniciais, será realizada a mesa-redonda A Rede Prof-Artes e seu processo de implantação no IFG, com o professor da coordenação nacional do Prof-Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), André Carreira. Participarão também os professores do IFG Alexandre Guimarães, como coordenador do Prof-Artes na Instituição, e a professora Luciana Ribeiro, vice-coordenadora. Na segunda parte haverá uma conversa com os novos mestrandos, alunos especiais e regulares aprovados no processo seletivo, para apresentação do corpo discente e das instruções normativas.

No dia 23 de abril, a partir das 14h30, será realizada a roda de conversa O Mestrado Profissional em Artes e suas ações diretas na Educação Básica, com mediação da professora Luciana Ribeiro. Os convidados são o professor do Prof-Artes da Universidade do Maranhão, Reynaldo Portal Domingo, e os egressos do Prof-Artes da Universidade de Brasília Luciana Oliveira, Belister Paulino e Valdeci.

Importância

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Paulo Francinete Silva Junior, destaca que a criação de um novo curso de pós-graduação significa a consolidação da pesquisa na Instituição, em determinadas linhas e áreas. “Com o Prof-Artes, passamos a contar com três cursos de mestrado em funcionamento, mais três cursos aprovados, esperando homologação do Conselho Nacional. Então, nossa expectativa é que passemos a contar com mais esses três cursos. E o Prof-Artes é ofertado em 15 instituições no país, sendo o IFG o único Instituto a ofertar, pois as demais são universidades. O Prof-Artes não é um marco apenas para o IFG - Câmpus Aparecida, mas para toda a Rede Federal, pois representa também a consolidação da pós-graduação nas instituições da Rede”, finaliza.

Para a diretora-geral do Câmpus Aparecida, “considero a oferta do mestrado profissional em Artes – Prof-Artes como um avanço significativo na atuação da nossa instituição nessa área do conhecimento. O IFG sempre se destacou nacionalmente na oferta de cursos regulares e também de cursos de formação inicial e continuada na área de Artes. Assim, a vinda do mestrado nos orgulha e consolida essa atuação tão importante na formação integral da nossa sociedade, além de cumprirmos nosso papel social na formação de professores das redes públicas de ensino do país”, afirma.

O coordenador do curso no IFG, professor Alexandre Guimarães, afirma que, no caso do Prof-Artes, “o mestrado visa aperfeiçoar a ação docente de professores de Arte, cujos projetos de pesquisa devem estar diretamente relacionados ao trabalho docente na escola. Nesse sentido, esperamos dos novos mestrandos a investigação de suas próprias práticas de Ensino de Arte, ao desenvolver propostas inovadoras para a área, com foco no incremento do ensino público”, diz o professor, que acrescenta, ainda, “Nós, professores e pesquisadores em Artes, consideramos a oferta do mestrado como o resultado da diversidade de experiência e ensino artísticos no IFG, que se misturam à própria história da instituição. É uma nova fase da pesquisa em Artes no IFG, com um olhar para as relações entre ensino, escola púbica, arte e trabalho”, finaliza.

Acesse o canal do Câmpus Aparecida no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfMEl76ewHOOx9e5JM4HWRQ

Acesse o calendário do curso: http://www.ifg.edu.br/profartes?showall=&start=1

Colóquio divulgado pelo professor Reinaldo durante Roda de Conversa do segundo dia de programação do evento de abertura do PROFARTES.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria