Diversidade

Estudante indígena marca a diversidade cultural do IFG Aparecida em data de reflexão para a etnia

Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 08h53 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h50

Luiz Gustavo Soares, do curso Técnico Integrado em Alimentos, relata sentir-se feliz por descender do povo originário do Brasil

Entre as marcas da diversidade cultural do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, está a presença do estudante, autodeclarado indígena, Luiz Gustavo de Castro Cardoso Soares, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos. Ele representa o câmpus nas reflexões sobre a história e a realidade vivida pelos índios brasileiros na data registrada em 19 de abril, como o Dia dos Povos Indígenas.

Luiz Gustavo tem 17 anos e, pouco depois de implantado o Ensino Remoto Emergencial, foi para a cidade de Itaituba (PA), onde nasceu e onde mora parte de sua família. Ele não sabe qual é o povo indígena de sua ascendência e conta que a ancestral que viveu em uma tribo é sua bisavó materna, sobre quem conhece as histórias contadas por sua mãe. Luiz Gustavo diz achar “estranho” ser reconhecido como indígena, mas, ao mesmo tempo, relata sentir orgulho de sua origem. “Meu sentimento é de felicidade, por ser do povo que dá origem ao nosso País”, explica.

Embora não tenha uma vivência diretamente ligada à comunidade indígena, Luiz Gustavo conta observar com tristeza as “brigas” provocadas por fazendeiros por terras dos índios no Estado do Pará. Ele diz ser curioso sobre culturas em geral e, em especial, a que envolve a sua própria história. O estudante acredita que essa curiosidade pode lhe proporcionar experiências diferenciadas em seu futuro profissional, como Técnico em Alimentos.

Luiz Gustavo já morava em Aparecida de Goiânia quando começou a estudar no IFG. Como as aulas do atual ano letivo, que se iniciam na próxima semana, ainda permanecerão no formato remoto em função do agravamento da pandemia de covid-19, ele permanecerá no Pará, mas diz estar na expectativa de poder voltar a frequentar presencialmente o Câmpus Aparecida de Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia