Celebração

Dia da Professora e do Professor: comemoração e reflexão

Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 10h47 | Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 10h57

Data que celebra a importância desses profissionais essenciais para a transformação social e o desenvolvimento da ciência é lembrada no IFG Aparecida com homenagem e reflexões

Professor Marcelo Francisco de Andrade, em aula no IFG Aparecida de Goiânia antes do período de Ensino Remoto Emergencial

O Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, é momento em que se destaca o valor desse profissional para a transformação social e o desenvolvimento da nação em todos os sentidos, bem como a necessidade de sua valorização por parte de governos nas três esferas. No Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás, há atualmente 73 docentes no quadro de servidores, muitos deles presentes desde a inauguração do IFG Aparecida, em 2012.

Entre os professores que iniciaram sua trajetória no IFG com o nascimento do Câmpus Aparecida de Goiânia, estão Marcelo Francisco de Andrade e Joana Cristina Neves de Menezes Faria. Tendo passado por experiências anteriores em outras escolas, eles consideram que trabalhar no IFG lhes proporcionou maturidade profissional. O principal fator destacado por ambos é a peculiaridade do ensino na Educação Básica Técnica e Tecnológica.

Marcelo e Joana também destacaram a estrutura institucional que os permite transitar em cursos de diferentes níveis e em variadas funções. O professor Marcelo Andrade comenta que, pelos fatores citados e também pela humanidade por parte dos alunos e pela formação integral, “trabalhar na Rede Federal é um privilégio”.

Conjuntura

Na atual conjuntura de pandemia que impôs o ensino remoto, os professores demonstraram seu compromisso com a qualidade da educação. O professor Marcelo Francisco de Andrade considera que no ensino remoto a missão dos professores foi elevada exponencialmente. “Inclusive a satisfação em poder colaborar com a formação dos alunos também foi elevada”, acrescenta. Para Marcelo, a distância física não impediu o professor de estar presente.

Na opinião da professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, os professores demonstraram sua capacidade de flexibilidade, raciocínio e atuação para o enfrentamento em um “contexto de guerra”, apesar de os profissionais estarem povoados de angústias, inseguranças e desconfortos.

Professora no IFG há menos tempo, como substituta, a docente Poliana Queiroz Borges aponta que a situação pandêmica trouxe sobrecarga de trabalho aos professores. Para ela, o momento “escancarou a urgência em se humanizar a educação em todos os seus processos formativos e em questionar os modelos de educação bancária que destitui os indivíduos de suas subjetividades”.

Homenagem

O reconhecimento ao trabalho dos professores está motivando uma Sessão Especial na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Goiânia. Entre os homenageados como “Professores Destaque em 2021”, está a professora Poliana Queiroz Borges, que ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura no IFG Aparecida. A Sessão Especial foi proposta pela vereadora Aava Santiago.

A professora Poliana explica que a homenagem é o reconhecimento pela atuação das professoras e dos professores no ensino e pesquisa. “Ademais, há um campo do reconhecimento político, que em tempos tão sombrios em que vivemos, no qual as instituições de educação pública são constantemente atacadas moralmente e sucateadas, se faz extremamente necessário”, acrescentou.

Comemorar sempre

Mesmo avaliando que muitas vezes a profissão é desvalorizada em sua missão, os professores atestam que é preciso comemorar sempre. “É um trabalho que me orgulha bastante, poder ensinar e, em muitos casos, aprender com os alunos, é uma troca bastante saudável e  enriquecedora”, afirma o professor Marcelo de Andrade. Para Joana de Menezes Faria, a celebração do Dia do Professor simboliza o “reconhecimento e reafirmação da beleza dessa profissão que proporciona a formação de todas as outras”.

Acalorando a comemoração ensejada pela data, a equipe gestora do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, conduzida pelo diretor-geral e professor Eduardo de Carvalho Rezende, compartilhou nesta sexta-feira uma mensagem de apreço aos educadores e educadoras do câmpus:

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia