Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Projeto Integrador

Estudantes do Curso Técnico em Alimentos encerraram ano letivo com ações de relevância social à comunidade

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 11h59 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 12h45

As atividades foram realizadas no componente curricular "Projeto Integrador II - Relações Humanas no Mundo do Trabalho" e incluíram doação de absorventes, cartinhas motivacionais, homenagens, campanha de arrecadação e doação de roupas e gravação de podcast sobre ansiedade

Print de tela do YouTube mostrando o momento da entrega de carta motivacional, uma das ações realizadas pela turma
Print de tela do YouTube mostrando o momento da entrega de carta motivacional, uma das ações realizadas pela turma

Realizar uma ação que causasse impacto na vida de uma pessoa ou de um grupo de pessoas da comunidade do IFG ou da comunidade externa. Com esse objetivo, estudantes do segundo ano do curso Técnico Integrado em Alimentos conduziram atividades que afetaram positivamente o ambiente do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG no final do semestre letivo 2022/2, finalizado neste mês de fevereiro de 2023. A atividade, proposta pela professora Alix Costa Lima Pinto Bandeira, encerrou a disciplina “Projeto Integrador II - Relações Humanas no Mundo do Trabalho”, coordenada por ela e pela professora Marisa Alves Vento.

A professora Marisa Vento explica que o Projeto Integrador Relações Humanas no Mundo do Trabalho trabalha, por meio de palestras e vivências, temas que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, como os que passam pela psicologia trabalhando autoconhecimento, crenças autolimitadoras, plano de vida, conhecimentos sobre marketing pessoal, currículo e entrevista, ética e outros. “A temática que aborda a ética e as relações interpessoais, propõe o exercício da criatividade na criação de conteúdos que influenciem outras pessoas a buscarem o seu desenvolvimento”, afirma Marisa. A professora Alix Bandeira conta que a turma dividiu-se em grupos que precisaram planejar a ação, realizá-la, fotografá-la e elaborar um relato sobre ela. Alix avalia que todos os grupos realizaram trabalhos muito importantes.

 

Começar ajudando

Um dos trabalhos desenvolvidos foi o de ajudar meninas e mulheres que se esquecem de levar absorvente para a escola ou que têm dificuldades financeiras para comprar o produto. Intitulado “Projeto Social”, a iniciativa consistiu em colocar caixinhas com absorventes nos banheiros femininos dos blocos B e C, com a inscrição “Quando precisar pegue 1, quando puder coloque 1". O abastecimento das caixinhas foi feito pelas próprias integrantes do grupo e também com a ajuda de voluntários. “Sabemos que a menstruação pode ser imprevisível (até temos alguns meios para nos preparar, porém nem sempre é tão confiável) e em algumas das vezes temos receio ou vergonha de pedir para alguma colega. Nosso grupo teve a ideia de talvez começar ajudando essas pessoas”, afirmam as estudantes no relato que fizeram sobre a ação. A integrante Karina de Jesus considera que o projeto foi útil, já que houve necessidade de reposição de absorventes nas caixinhas no período em que foi realizado. “Esquecem com frequência de colocar em suas bolsas e acabam ficando sem quando precisam”, explicou.

Quando for iniciado o período letivo 2023/1, as meninas estarão no terceiro ano do curso Técnico em Alimentos, mas Karine de Jesus diz ter a expectativa de poder dar continuidade ao trablalho com o grupo de colegas. Isso depende, entretanto, de elas continuarem recebendo colaborações. “Eu gostaria muito que continuasse. Vamos tentar fazer crescer a campanha e ver se mais meninas ajudam, além do nosso grupo. Na primeira vez foi o grupo que colocou e recebemos ajuda voluntária. Mas acabou”, explica Karina.

As ações desenvolvidas pelos estudantes foram antecedidas de por diversas atividades ao longo do semestre. Uma delas, conduzida no terceiro bimestre pela professora Marisa Vento, foi a partir do estudo do livro Os Quatro acordos da filosofia Tolteca, de Don Miguel Ruiz. A professora informa que a obra “mostra a vida como uma arte e, como tal, deve-se buscar uma relação harmoniosa e de reciprocidade com tudo aquilo que nos rodeia” e explica que os alunos, motivados pelas lições do livro, “sentiram a necessidade de levar aos colegas mensagens estimulando reflexões sobre as quatro importantes atitudes que são a base para se viver uma vida mais harmoniosa e feliz, a saber: ser impecável com a palavra; não levar para o lado pessoal, não tirar conclusões e, por último, dar sempre o melhor de si”. Para a realização do trabalho, as equipes fizeram uma performance e gravaram em vídeos tendo uma grande repercussão.

 

Relevância social

Para a professora Alix Bandeira, os trabalhos realizados pelos alunos do segundo ano de Alimentos, na disciplina de Projeto integrador II, foram muito significativos. “Demonstraram criatividade, trabalho em equipe, liderança, empatia e, sobretudo, empenho por realizar algo que tivesse alguma relevância social. Fiquei muito satisfeita com cada ideia e projeto desenvolvido”, disse Alix. A qualidade dos trabalhos e o impacto positivo sobre muitos estudantes do câmpus também foram elogiados pela professora Marisa Vento. “Tem sido uma imensa satisfação coordenar o Projeto Integrador e colher frutos tão preciosos”, afirmou Marisa.

  

Ações realizadas por estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Alimentos no Projeto Integrador II - Relações Humanas no Mundo do Trabalho:

Grupo 1 – Dedicou tempo e escreveu cartinhas motivacionais para várias pessoas, estudantes e servidores do câmpus.

Clique na imagem para ver o vídeo postado no YouTube com os momentos em que as pessoas receberam as cartinhas (ou acesse pelo link https://www.youtube.com/watch?v=QMTu2_L5D2o)

Integrantes: Larah Xavier, Vitoria Almeida e Bruna Eduarda

 

 

 

Grupo 2 - Escolheu e homenageou duas servidoras do câmpus, por desenvolverem trabalhos muito importantes, mas nem sempre tão reconhecidos para os alunos (fala deles). Fizeram um buquê de rosas de papel e entregaram a essas servidoras.

Integrantes: Isabel Germano, Leticia Brito, Paolla Vieira e Sara Pereira

 

  

Grupo 3 - Fez uma campanha de arrecadação de roupas para doar a igrejas que fazem bazar de roupas usadas e para comprar cestas básicas e entregar a pessoas necessitadas.

Integrantes: Mirely Ster, Lorrane Rosa e Maria Eduarda Travassos

 

 

 

 

 Grupo 4 - Fez caixinhas onde colocaram absorventes íntimos e os disponibilizaram nos banheiros femininos, para ajudar àquelas que estão desprevenidas no momento do início de algum período menstrual.

Integrantes: Rafaela Holanda, Geovana de Paula, Maria Fernanda, Karina de Jesus, Alyce Marya, Izabela Ferreira, Flavia Cristina e Thays Dantas

 

 

 

 

 

 

Grupo 5 - Fez um episódio de podcast, no qual discutiram sobre a ansiedade e fizeram sugestões de métodos para controlá-la. Acesse o podcast pelo link https://open.spotify.com/episode/0v2JhcuVJ5fl8ypmoLlrIs?si=DnvCtqKuRo6xLUmlax2CQA&nd=1

Integrantes: Anthonny Rodrigues, Clara Beatriz, Eduarda Silva, Valesca Guedes

 

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página