Interdisciplinaridade

Segundo encontro do projeto “Terceirão Cabuloso” avança nas reflexões sobre relações sociais

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 12h30 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 13h00

Palestras de professores de diferentes áreas sobre tema comum favorece a compreensão transdisciplinar

Estudantes de 3º ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFG Aparecida de Goiânia no segundo encontro 2017 do projeto Terceirão Cabuloso

A ligação interdisciplinar entre os diferentes assuntos tratados no projeto “Terceirão Cabuloso” tem demonstrado avanço no envolvimento dos alunos. A avaliação é do coordenador do projeto, que é realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, professor Douglas Andrade, com base nos questionamentos que os estudantes de 3º ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio fazem aos professores após suas palestras. O segundo encontro do projeto no ano foi realizado nesta segunda-feira, 21, com o tema “Elos e contratos sociais: as relações interpessoais na contemporaneidade”, dando continuidade às discussões feitas no primeiro semestre.

As apresentações do segundo encontro, intituladas “Gestão de Conflitos Intepessoais”, “Relações Sociais na Modernidade Líquida”, “O Comportamento dos Indivíduos nas Cidades Contemporâneas”, “As Relações Sociais como Construções Culturais Representadas na Literatura” e “Questões de Geopolítica e o Território do ‘Eu’”, foram tratados, respectivamente, pelos professores Lillian Pascoa, Marlei de Fátima Pereira, Douglas Andrade, Kelio Santana e Marisa Vento. Os professores fizeram abordagens históricas e comportamentais, destacando problemas atuais e comuns que envolvem a sociedade e os indivíduos, como consumismo, individualismo, depressão e outros.

A proposta do projeto é de que cada profissional promova uma relação intertextual entre sua área de formação e outras áreas do conhecimento, com o tema geral do seminário. “São perspectivas do pensar que buscam estimular e ampliar o campo intelectual dos alunos, promovendo uma maior amplidão da concepção científica, do meio social e do estar no mundo”, explica Douglas Andrade.

Gestão de conflitos

O assunto que mais motivou perguntas dos estudantes no momento de discussão foi “gestão de conflitos”, que envolve as relações humanas nos aspectos social, afetivo, de trabalho e também com o próprio indivíduo consigo mesmo. Para a professora Marlei de Fátima, que é d área de Biologia, fazer uma apresentação com destaque na Sociologia foi um desafio. “No início, a gente fica um pouco apreensiva. Mas quando começa a pesquisar, vai vendo que as ligações que podem ser feitas é algo muito bom e gratificante”, afirmou. Marlei destaca que o projeto é muito válido, porque vê que os alunos começam a fazer naturalmente a relação interdisciplinar dos assuntos trabalhados na escola.

O projeto “Terceirão Cabuloso” é composto por dez docentes (Diva Mendonça Garcia, Douglas Xavier de Andrade, Glaucia Rosalina Machado Vieira, Kélio Junior Santana Borges, Lillian Pascoa Alves, Marcelo Francisco de Andrade, Marcos Flávio Mércio de Oliveira, Marisa Alves Vento, Marlei de Fátima Pereira, Raul Vitor Rodrigues Peixoto). Criado em 2014, o projeto trabalha um tema diferente a cada ano. Para a estudante Maiara Evangelista, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Química, o projeto faz o aluno se abrir para o mundo. “Ajuda a gente a sair da disciplina e entender o espaço em que a gente está vivendo”, afirmou.

O coordenador Doglas Andrade explica que as exposições visam proporcionar aos alunos uma visão crítica sobre as possibilidades temáticas ligadas ao assunto central. Ele conta que após os dois encontros do ano, a próxima etapa é a elaboração de resenhas e apresentações por duplas de estudantes.

Acesse aqui as imagens do segundo encontro

Acesse aqui matéria publicada sobre o encontro do primeiro semestre

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia