Pedagogia Bilíngue

Aula inaugural de Pedagogia Bilíngue provoca reflexões sobre Educação, Pedagogia e Escola

Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 10h56 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 09h29

A aula foi ministrada no IFG Aparecida pela professora Rachel Bastos, do Câmpus Goiânia Oeste

Rachel Bastos enfatizou aos futuros professores a relevância de estudarem e compreenderem sobre a Pedagogia e o trabalho do profissional

A importância de se pensar o que é Educação e a relação entre Educação, Pedagogia e Escola foram assuntos levados à reflexão na aula inaugural do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, na noite desta quarta-feira, 7. Com o tema “Formação Acadêmica e Atuação Profissional”, a aula foi ministrada pela coordenadora do curso de Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste, professora Rachel Benta Messias Bastos, que é doutora e mestre em Educação. O momento contou com participação dos calouros e veteranos dos cursos de licenciatura em Pedagogia Bilíngue e Dança.

“É importante este momento para estreitarmos o diálogo entre os cursos de Pedagogia e de Pedagogia Bilíngue dos câmpus Goiânia Oeste e Aparecida de Goiânia”, afirmou a palestrante, que abordou o diferencial de perfis dos dois cursos, com destaque à formação do educador social e do educador bilíngue, cada um, à sua forma, preparados para atuar na transformação social e emancipação humana. A professora fez um histórico da educação de crianças, desde a Grécia Antiga. Ela suscitou questionamentos no público sobre os papeis da escola e da família na educação, considerando também que a educação se dá nas relações sociais de forma geral. Rachel Bastos enfatizou aos futuros professores a importância de estudarem e compreenderem sobre a Pedagogia e o trabalho do profissional.

A coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Aleir Ferraz Tenório, fez a abertura da exposição, que contou também com as presenças do chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Aparecida, professor Eduardo de Carvalho Rezende, do professor Thiago Aguiar e das professoras Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, Alciane Barbosa e Jaqueline Vilasboas. Aleir reiterou aos estudantes que o curso de Pedagogia é um vasto e rico campo de conhecimentos. “Nós podemos ser muito úteis para nós e para o mundo”, afirmou.

Acesse aqui as imagens da aula inaugural

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia