EJA

1º Mais EJA tem início no IFG Aparecida com grande participação de estudantes

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 13h33 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h44

Mesas de Integração promovem diálogos e reflexões com estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos

Professor Álvaro Catelan em conversa com alunos da EJA na abertura do '1º Mais EJA - Mesas de Ação e Integração de Saberes"

A abertura do “1º Mais EJA – Mesas de Ação e Integração de Saberes”, realizada na terça-feira, 13, teve grande participação dos calouros e veteranos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. O evento, organizado pelas professoras Josiane dos Santos Lima, coordenadora dos cursos de Panificação e de Alimento, e Yane Ondina, coordenadora do curso de Modelagem do Vestuário, tem o propósito de ser uma ação permanente, para proporcionar diálogos e reflexões sobre temas de relevância para a EJA.

No primeiro encontro, os participantes assistiram ao filme documentário “A Caminho da Escola”, dirigido por Pascal Plisson, e a uma exposição do professor Álvaro Catelan, de Língua Portuguesa. A programação proporcionou reflexões sobre por que estudar e sobre os desafios e dificuldades que muitas pessoas enfrentam para frequentar uma escola. “Às vezes eu não tenho uma realidade difícil como a de um colega, de pegar um transporte, porque eu moro perto do Instituto, mas eu encontro outras dificuldades, eu tenho 52 anos, eu tenho outras dificuldades”, afirmou a estudante Marlene do Nascimento Oliveira, do 2º período do curso técnico integrado em Alimentos.

A importância da persistência de lutar por um sonho e da colaboração entre colegas para apoiar e incentivar uns aos outros foram destacados pelos alunos após participarem do encontro. Roseane Silva do Nascimento, caloura do curso técnico em Modelagem do Vestuário, relacionou as dificuldades de sua vida com as dos personagens dos filmes e concluiu que os obstáculos precisam ser vistos como problemas menores. “É muito importante estudar, não interessa a distância”, enfatizou.

Novas discussões

Para Gessiane Lima dos Santos Alves, do curso técnico em Alimentos, foram muito significativas as palavras do professor Catelan, em alusão a Paulo Freire, de que o opressor está muitas vezes no próprio oprimido, que precisa se libertar. “A abordagem que ele fez dessa questão pra mim foi muito edificante, me fez parar, pensar muito”, relatou Gessiane, que diz ter gostado muito do encontro e que já está esperando por mais. Edinalva Rodrigues dos Santos, do curso técnico em Panificação, comenta que achou muito válido o encontro para a discussão de diferentes assuntos.

A professora Josiane dos Santos Lima ressaltou a importância da boa adesão e participação dos estudantes no primeiro encontro. As próximas mesas de integração do projeto “Mais EJA” estão marcados para os dias 19 e 28 de março, com os temas “Mulher e Sociedade: Conquistas e Desafios” e “Sobre a Mulher e o Tecer: o Fio e a Feminilidade”, respectivamente.

Mais imagens

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia