PESQUISA

IFG Aparecida apresenta trabalho de robótica em evento sobre Ensino de Física

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 16h59 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h44

Professor Douglas Xavier, Mestre em Física pela Universidade Federal de Goiás, foi convidado para a mesa de abertura do evento.

Na última semana, entre os dias 14 e 16 de março, professores e alunos do ensino médio do IFG Aparecida de Goiânia participaram do IV Seminário de Estágio e Pesquisa em Ensino de Física, realizado no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. Coordenados pelo professor Douglas Xavier de Andrade, os alunos Gabriel Sampaio, de Agroindústria, Ágatha Sofia, de Química, e Keverton Albuquerque, também de Agroindústria, participaram ativamente de mesas-redondas, de palestras e da apresentação do trabalho de robótica que vêm pesquisando em um grupo de trabalho do IFG. O professor Douglas também foi convidado para a mesa de abertura do evento, falando sobre a importância de atividades colaborativas entre agentes do campo escolar e universitário no sentido de buscar estratégias capazes de desenvolver o Ensino de Física.

O Seminário é uma realização do chamado Grande Grupo de Pesquisa (GGP) em Ensino de Física, que conta com a participação de diversas instituições de educação básica e superior. Cada uma delas atuando através dos Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP), que são formados por professores formadores, professores estagiários e estudantes. O objetivo é democratizar o ensino das Ciências da Natureza, principalmente por meio da formação crítica.

Durante o evento houve a apresentação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nos Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP), avaliando a articulação dos conteúdos com as disciplinas integradoras do currículo escolar. Nas mesas-redondas os estudantes puderam falar sobre suas experiências e debater a eficácia dos métodos que vêm sendo utilizados com eles. No caso do IFG Aparecida de Goiânia, o PGP local é coordenado pelo professor Douglas Xavier de Andrade e trabalha com conteúdos de robótica. Para o Seminário os três alunos participantes levaram os produtos que conseguiram construir ao longo de seu trabalho, um sensor de estacionamento e um sensor de catraca eletrônica, desenvolvidos a partir da plataforma chamada Arduíno.

“Foi muito importante ver que os estudantes tiveram, de fato, voz ativa, para falar sobre os métodos de ensino de Física em sala de aula”. (Gabriel Sampaio, aluno de Agroindústria do IFG Aparecida de Goiânia)

Um dos alunos do IFG, participantes do encontro, Gabriel Sampaio, do curso técnico em Agroindústria, comenta que gostou muito de ter participado de uma mesa-redonda. Segundo ele “Foi muito importante ver que os estudantes tiveram, de fato, voz ativa, para falar sobre os métodos de ensino de Física em sala de aula”. Ele se referia ao fato de poder falar abertamente sobre o que ele, enquanto estudante, acreditava ser ideal para o ensino de Física nas escolas.

Sobre o projeto de robótica que desenvolveram no câmpus, ele reflete: “Foi muito importante pra mim, porque a gente pôde constatar que, no âmbito do ensino de física, não existe somente aquela metodologia que a gente já conhece, que é a do professor que fica na frente, escrevendo na lousa, e os alunos copiando. Então o projeto de robótica veio pra gente entender melhor as fórmulas, de toda a disciplina em si, e utilizar isso na própria programação dos sistemas que a gente pôde construir.”

Sobre a experiência de ser um dos primeiros alunos do câmpus do IFG Aparecida a trabalhar com robótica, Gabriel fala sobre os efeitos: “Eu acredito que isso é muito importante. Tanto para a maior visibilidade do nosso câmpus, quanto para uma inclusão social dos alunos. A maioria de nós não teria a oportunidade de estar programando ou aprendendo a fazer essas coisas, não fosse a instituição e esse projeto. Pra mim é uma honra estar representando o IFG Aparecida nesse evento.”

O GGP (Grande Grupo de Pesquisa em Física) é formado por um coletivo de pesquisadores que atuam no Curso de Licenciatura em Física do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF-UFG), Licenciandos em Física e professores das Escolas de Educação Básica (IFG- campus Aparecida, Colégio, CEPAE-UFG, CPMG Waldemar Mundim, Escola Municipal Santa Helena, Escola Estadual Joaquim Barbosa Reis e Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves).

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia