Brinquedoteca

Pedagogia Bilíngue inicia campanha para implantar Brinquedoteca e Laboratório de Ensino no câmpus

Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 15h29 | Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 15h32

A doação de brinquedos, jogos e outros materiais pode ser feita até 30 de abril

Foi lançada nesta quinta-feira, 12, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, a campanha de arrecadação de materiais para implantação da Brinquedoteca e do Laboratório de Ensino do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português. Brinquedos, tapetes de EVA, livros infantis, instrumentos musicais, materiais para criação artística, jogos, fantasias e objetos afins podem ser entregues na recepção do Câmpus até o dia 30 de abril.

A Brinquedoteca e o Laboratório de Ensino, a serem inaugurados no final do semestre, serão um espaço bilíngue e interdisciplinar para a efetiva relação entre teoria e prática, tanto para as aulas do curso de Pedagogia como para uso pela comunidade interna e externa ao IFG por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. A construção dos dois espaços é uma ação do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e a campanha de arrecadação de materiais está sendo organizada por professores e alunos do 5º período do curso, que farão também a adaptação dos materiais arrecadados para o público surdo e a organização dos dois espaços.

Interdisciplinar e intersetorial

A Comissão Geral de Constituição da Biblioteca e do Laboratório de Ensino está contando com a participação dos servidores e alunos do câmpus na doação dos brinquedos, jogos e outros materiais. “É fundamental a participação de todos no câmpus e de toda a comunidade interna e externa ao IFG, uma vez que tanto a Brinquedoteca como o Laboratório de Ensino serão espaços coletivos para o desenvolvimento de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirma a professora Alciane Barbosa Macedo Pereira, integrante da Comissão, que é também composta pelas professoras Flávia de Almeida Pinheiro e Aleir Ferraz Tenório, coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.

Alciane explica que a constituição dos dois espaços é interdisciplinar e intersetorial. O trabalho conta, por exemplo, com a participação do Estágio em Edificações, que está cuidando do projeto e acompanhamento da reforma dos espaços, sob orientação da professora Rosinete Fernandes Bandeira; e do Estágio em Modelagem do Vestuário, que está responsável pelo projeto e elaboração de produtos com material têxtil, sob orientação da professora Yane Ondina de Almeida.

Segundo Alciane, os dois espaços serão sempre reorganizados de acordo com as demandas e com o público atendido. Ela informa ainda que adaptação e a construção de brinquedos e jogos para o público ouvinte e para o público surdo por alunos do curso de Pedagogia Bilíngue também faz parte do projeto, como brinquedos artesanais já construídos como materiais didáticos pelos futuros pedagogos e pedagogas bilíngues.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia