EJA

Goiânia sedia na próxima semana o 1º Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 10h50 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 16h25

Pesquisadores, professores e alunos vão avaliar os 11 anos de implantação da Educação Profissional integrada à EJA

A implantação da Educação Profissional integrada à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Cientîfica e Tecnológica no País está completando 11 anos. Para avaliar esse período de vigência do Decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006, pesquisadores, professores, estudantes, servidores da rede federal e demais interessados no assunto estarão reunidos no 1º Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos, a ser realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, nos dias 21, 22 e 23 de maio. Estão inscritas 395 pessoas no evento.

A EJA possibilita que jovens e adultos que não puderam frequentar a escola na idade regular tenham a oportunidade de concluir a escolaridade básica. Nos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, essa modalidade educacional é oferecida integrando o Ensino Médio a uma capacitação profissional a pessoas com mais de 18 anos.

Desafios

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), 51% da população brasileira com 25 anos ou mais possuíam apenas o ensino fundamental completo em 2016. Dados do Anuário Brasileiro de Educação Básica do MEC apontam que, no mesmo ano, havia no País 3,6 milhões de estudantes matriculados na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, sendo 1,3 milhão no Ensino Médio. Entretanto, o número de matriculados em educação integrada à formação profissional corresponde a apenas 3,28% dos que estão cursando o Ensino Médio na EJA, o que correspondia a 42.875 matrículas em todo o País, a maioria delas na Rede Federal.

Para discutir os muitos desafios sociais e pedagógicos enfrentados para quem estuda ou pode vir a estudar na modalidade EJA integrada à formação profissional, o coordenador da EJA no Instituto Federal de Goiás, professor Ghesley Jorge Xavier, explica que o 1º Encontro Nacional da EJA buscou garantir a ampla participação dos institutos da Rede Federal. Os participantes do evento vão produzir documentos para subsidiar ações e políticas de efetivação do acesso, permanência e êxito dos estudantes dessa modalidade de ensino.

Abertura e programação

A abertura do evento, na noite de segunda-feira, 21, será feita com a mesa-redonda “Os onze anos de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional na Rede Federal”, composta por dois reconhecidos estudiosos do assunto: Prof. Dr. Dante Henrique Moura (IFRN) e Prof. Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (IFG). A programação do encontro (confira abaixo) inclui ainda relatos de experiência e três mesas-redondas com discussões sobre currículo, educação profissional, formação docente e outros assuntos.

O 1º Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFG, com apoio de representantes dos institutos federais da Região Centro-Oeste (Goiás, Goiano, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília). A ação é articulada com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF) e contará com a presença de institutos de todas as regiões na condução das discussões nos três dias do evento. Os organizadores pretendem definir a pauta de uma campanha nacional sobre escolarização de jovens e adultos e a proposta de um pacto institucional coletivo para o fortalecimento da EJA nacionalmente.

Conheça os integrantes da mesa de abertura

• Dante Henrique Moura é Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1979), possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 1986. Dante participou (2005 a 2007) dos Grupos de Trabalho que elaboraram, no âmbito do MEC, os Documentos Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e do Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, sendo atualmente seu coordenador. Em outubro de 2017, assumiu a coordenação do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). *Foto: Anped

• Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Goiânia Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos temas Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Proeja e Política de Educação Profissional e Tecnológica. Mad’Ana participa atualmente da pesquisa Desafios da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambiente/mídias virtuais - subprojeto UFG, IFG, IFGoiano, vinculada ao Programa Observatório da Educação da CAPES. É líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Câmpus Goiânia/IFG.

Dia 21 de maio – segunda-feira

19 horas – Abertura

Apresentação Cultural

Mesa-Redonda