Internacional

Corpo Composto é selecionado para o "Festival Mundial de Teatro Vamos que Venimos"

Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 10h18 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 13h38

O evento será realizado em Buenos Aires, de 9 a 15 de outubro

Imagem de apresentação do espetáculo Q, em Aparecida de Goiânia

O grupo de dança contemporânea Corpo Composto, formado por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Dança do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, continua a expandir fronteiras. O elenco foi selecionado para o Festival Mundial de Teatro Vamos que Venimos e se apresentará na Argentina. A notícia foi comunicada com alegria pela coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, professora Rousejanny Ferreira. O Festival, que está em sua décima edição, terá 22 espetáculos de teatro adolescente, além de workshops com professores, painéis de intercâmbio e outras atividades. O evento será realizado na cidade de Buenos Aires, de 9 a 15 de outubro.

A organização do Festival Mundial de Teatro Vamos que Venimos recebeu este ano quase cem inscrições de elencos de toda a América Latina. A seleção, segundo informou a comunicação sobre o resultado, buscou representar a variedade de vozes que os adolescentes podem ter, de forma a promover um intercâmbio heterogêneo de experiências, saberes, formas de fazer teatro, temas, procedências geográficas e sociais, entre outros aspectos.

Os organizadores informaram que o evento transformou-se em uma rede de teatro que, além de reunir adolescentes e celebrar a arte no Festival Mundial, realiza vários encontros durante o ano em diferentes países, com o objetivo de valorizar o teatro de cada localidade. Neste ano estão sendo realizados encontros Vamos que Venimos no Chile, nas cidades argentinas de Córdoba e Corrientes e também na cidade de Santo André (SP-Brasil).

Espetáculo Q

O grupo de dança Corpo Composto foi selecionado com o espetáculo "Q", uma  remontagem feita com o diretor espanhol Antònio Gomez Casa, numa parceria viabilizada por meio de convênio firmado entre o IFG e a Companhia Inestable 21 no primeiro semestre deste ano. A obra, criada para um elenco de adolescentes, trata de questões próprias dessa idade de transição, mas é um espetáculo para todas as idades.

O Corpo Composto é coordenado pelas professoras Rousejanny Ferreira e Giovana Consorte, do curso de Licenciatura em Dança do IFG. A proposta surgiu como um grupo de extensão em dança contemporânea e passou então a um Projeto de Pesquisa, com o objetivo de valorizar o potencial criativo dos estudantes. O grupo Corpo Composto já fez apresentações em diferentes cidades goianas e também fora do Estado, tendo recebido ótima aceitação do público.

Elencos selecionados para o Festival Mundial de Teatro Vamos que Venimos:

El malon F

Azuay (Ecuador)

San Jorge

La edad de la ciruela

Santiago del Estero (Argentina)

Verte volar

Juegos

Almirante Brown

Quehacen Producciones

La farsa de Panadizo

Montevideo (Uruguay)