Avaliação externa

Dois cursos do Câmpus Anápolis foram avaliados pelo Enade/2017

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 16h47 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 14h47

A prova foi aplicada ano passado para os concluintes de licenciatura em Ciências Sociais e licenciatura em Química

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC) divulgaram no dia 9 de outubro os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Dois cursos do IFG Câmpus Anápolis foram avaliados, licenciatura em Ciências Sociais (nota 4) e licenciatura em Química (nota 3).

Um total de 31 alunos do Câmpus fizeram a prova do Enade, que é um dos instrumentos utilizados para avaliação da instituição de ensino superior e do curso do estudante. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e às habilidades e às competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. É ainda um componente curricular obrigatório aos alunos concluintes dos cursos superiores a serem avaliados a cada edição do exame. Os resultados do conceito Enade são apresentados numa escala, que varia de 1 a 5.

Além do conceito Enade, o Inep/MEC divulgou os resultados do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Esse índice busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.

No próximo mês de novembro, o Inep/MEC divulgará também outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses dois, também derivados dos resultados do Enade e de outros instrumentos, são utilizados pelo MEC para regulação dos cursos superiores e das instituições de ensino superior.

Veja os resultados de todos os cursos do IFG no Enade 2017 aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis