IFG Anápolis

Comunidade acadêmica participa de atividades relacionadas à Bioeconomia durante 7ª SECITEC

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 21h54 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 14h45

Evento foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro e contou com rica programação

A 7ª Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis foi realizada com sucesso nos dias 15 e 16 de outubro. Foram dois dias intensos de uma programação especial que teve atividades diversas, como feira de ciência, seminário de comunicação oral, oficinas, atividade de imersão na língua inglesa e encontro de egressos.

O evento do Câmpus Anápolis relaciona-se com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que inspira iniciativas que ocorrem simultaneamente em instituições de ensino superior de todo o País em torno de um tema geral escolhido pelo governo federal para cada edição. Neste ano, a temática escolhida foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Confira a seguir um resumo de tudo que aconteceu durante o evento:

PRIMEIRO DIA

A abertura oficial do evento foi realizada no teatro Professor Wemerson Martins Medeiros durante a manhã do dia 15 com as boas-vindas dadas pela diretora-geral do Câmpus, professora Elza Gabriela Godinho Miranda, e pelo gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Alessandro Oliveira, que foi o coordenador-geral da 7ª SECITEC. A primeira atividade ficou por conta da banda Nuvem Cigana que animou o público presente com canções de MPB e rock nacional. Em seguida o professor Paulo Henrique Azevedo Sobreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrou a palestra “Astronáutica: lixo espacial e seus impactos na comunicação mundial”.

O grande destaque da 7ª SECITEC na tarde do primeiro dia foi a realização do “First Immersion Day in English”, atividade especial de imersão na língua inglesa que ofereceu a oportunidade de vivenciar o idioma em diversas situações por meio de workshops e gincana. O evento teve a coordenação da professora do Câmpus Aline Gomes e contou com a parceria da equipe da escola What's Up Language Course.

A programação prosseguiu no início da noite de terça, 15, com a realização do 1º Encontro de Egressos do IFG Anápolis, por iniciativa do Comitê Gestor Local de Acompanhamento de Egressos do Câmpus. A palestra "Materiais alternativos e suas aplicações na pesquisa e prática da construção civil atual", com a professora Joelma da Mota Louredo, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), prevista para ocorrer à noite teve de ser cancelada em virtude da queda de energia elétrica no câmpus.

SEGUNDO DIA

O Seminário de Comunicação de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Câmpus abriu a programação do segundo dia da 7ª SECITEC, sendo realizado na manhã do dia 16 de outubro, com participação de distintos trabalhos que destacaram a importância dos mesmos para a Instituição (veja lista aqui).

Para o período vespertino, foi reservado o momento da promoção da II Feira de Ciências do IFG Anápolis para a qual foram classificados 13 trabalhos ligados à temática geral da SECITEC (confira aqui a lista dos participantes). Veja aqui galeria de fotos em que há destaque aos trabalhos classificados nas três primeiras colocações.

Para fechar a programação do evento, no período noturno, foram promovidas as oficinas "Produção e comércio de adubos orgânicos e biofertilizantes" e "Uma horta no balde", ministradas em conjunto por Paulo César, Florismar Prado e Fábio Ruiz e também a oficina "Aproveitamento integral de alimentos na produção de geleia de maracujá", ministrada por Viviane de Araújo.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis