Produção acadêmica do NUPEDEA será destaque em congresso nacional

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 14h54 | Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2017, 18h01
Componentes do NUPEDEA

O Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) do IFG-Câmpus Anápolis contará com representação expressiva no Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (CECIFOP), que será realizado entre os dias 24 e 26 de maio de 2017 na Universidade Federal de Goiás (UFG) – Regional Catalão. Os membros do Núcleo tiveram oito artigos aprovados pela comissão científica do evento os quais serão publicados nos anais e apresentados por comunicação oral. Um deles foi escolhido dentre as melhores pesquisas para compor um capítulo de livro organizado pelo Congresso. Além disso, os estudantes lançarão um livro com estudos desenvolvidos no NUPEDEA, intitulado “Ambiente em foco: apresentando as pesquisas e pesquisadores do IFG”. Veja relação dos trabalhos aprovados, clicando aqui.

O estudo selecionado para compor o capítulo do livro organizado pelo Congresso corresponde a uma pesquisa de intervenção realizada desde 2013 em uma pequena comunidade de produtores familiares agrícolas, localizada no distrito de Joanápolis, município de Anápolis (GO). Nessa área predominam situações de risco à saúde dos agricultores pela alta exposição aos agrotóxicos. “Nossos esforços estão voltados para as situações de vulnerabilidade social, análises de contaminação de recursos hídricos, desenvolvimento de práticas e tecnologias de sustentabilidade, materiais didáticos, educação ambiental, segurança alimentar e formação de professores", explica o coordenador do NUPEDEA, professor Alessandro Oliveira. Há pesquisas em situação avançada e outras em fase inicial e, segundo avaliação do líder do grupo, "elas acontecem graças à grande dedicação de todos os alunos e professores parceiros nas pesquisas e ideais”.Membro do NUPEDEA, no trabalho de formação dos agricultores familiares

O NUPEDEA foi o segundo núcleo de pesquisa criado no Câmpus Anápolis, que atualmente possui três grupos dessa natureza. Suas atividades foram iniciadas em 2012 e desde então ele tem registrado um número crescente de componentes, sendo que atualmente possui 31 membros. No âmbito do núcleo acontecem reuniões semanais e vivências periódicas nos campos de pesquisa. "Com isso, existe um trabalho de sinergia no desenvolvimento dos projetos de pesquisa, ensino e ações de intervenção na comunidade", afirma o professor Alessandro. Ele ainda destaca que há várias linhas de pesquisa e extensão em desenvolvimento e reforça o convite às pessoas que tenham interesse na participação de algum projeto.

Acesse o site do CECIFOP: http://cecifop.wixsite.com/cecifop

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis