Projeto Viva o Livro será realizado no Câmpus Anápolis

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 18h33 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 18h48

A iniciativa promove incentivo à leitura e produção de livros para estudantes da Rede Pública de Educação

Aproximadamente 300 alunos de três escolas públicas de Anápolis vão participar do projeto Viva o Livro: interação entre autores e estudantes da rede pública na manhã desta sexta-feira, 20, no Instituto Federal de Goiás (IFG) da cidade. A atividade será concentrada no teatro da Instituição e incluirá uma palestra sobre o processo de pesquisa e escrita até a publicação de uma obra, exposição e sorteio de livros. O objetivo principal da visita dos estudantes ao IFG é incentivar a leitura e demonstrar a importância que o ato de ler tem para a construção do conhecimento de si e do mundo. Participam discentes do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza, Colégio Estadual Doutor Mauá Cavalcanti Sávio e Colégio Estadual Plínio Jaime.

A ação é uma iniciativa do Instituto, por meio da sua Editora, e faz parte do projeto de extensão Viva o livro: interação entre autores e estudantes da rede pública, direcionado para estudantes da Rede Pública de Ensino. A programação inclui palestras ministradas por autores de obras publicadas pela Editora IFG cujo cronograma é o seguinte: 4 de outubro (Câmpus Uruaçu), 20 de outubro (Câmpus Anápolis), 9 de novembro (Câmpus Luziânia) e 20 de novembro (Câmpus Itumbiara).

O projeto, proposto pelo revisor de textos da Editora, Olliver Mariano Rosa, conta com recursos da Pró-Reitoria de Extensão. Ao todo, são 17 pessoas envolvidas diretamente no projeto, além das escolas participantes, que vão levar seus estudantes até as unidades do IFG. Os câmpus contam com a atuação local de professores e de bolsistas tanto do ensino médio quanto da graduação. “Com toda essa mobilização, a ação pretende divulgar a produção editorial do Instituto, demonstrar para os estudantes das escolas públicas a importância da leitura e da escrita e estabelecer um mecanismo de aproximação entre pesquisa, ensino e extensão, com base no processo de produção de livros”, afirma Olliver. Em Anápolis o trabalho é coordenado pela professora Aline Gomes da Silva e pelo estudante Daniel de Oliveira Braga e tem a colaboração voluntária de alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Comércio Exterior.

PALESTRA DE ANÁPOLIS

Para o Câmpus Anápolis foi escolhido como palestrante Renato Araújo, autor de No descompasso da metrópole: estudo sobre a dinâmica espacial da região metropolitana de Goiânia. O tema da palestra será "Da vida ao livro – a história de uma autoria".

Minicurrículo do palestrante: Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005). É doutor pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG (2012). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia desde de março de 2007. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Geografia do Município, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão municipal, estudos das paisagens urbanas regionais, educação ambiental, zoneamento ecológico-econômico. Tem publicação de livros na análise do município e interdisciplinaridade. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (Nepeinter).

Coordenação de Comunicação Social/ Câmpus Anápolis com informações da Diretoria de Comunicação Social/Reitoria