Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Professoras do IFG Anápolis lançam livro

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 18h19 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 15h01

Obra foi escrita por membros do núcleo de pesquisa Panecástica, todos ligados ao IFG

Foi realizado na tarde desta segunda, 18, na sala do núcleo de pesquisa Panecástica, no IFG/Anápolis, o lançamento do livro "Panecástica – a pesquisa e o desafio da emancipação intelectual", que tem como organizadoras as professoras Cláudia Helena Araújo, Dayanna Santos e Suzana Lopes de Albuquerque.

A obra é a primeira de uma coletânea cujo segundo volume já está em preparação. Ela reúne 11 capítulos escritos por membros do grupo, todos ligados ao IFG. Os textos “se apropriam de referências voltadas à educação libertadora e de discussões a partir de diversas concepções de ensino que fundamentam as questões a respeito do embrutecimento e da emancipação intelectual no âmbito escolar”, conforme descrito na contracapa do livro.

Um exemplar da obra foi doado para a Biblioteca Clarice Lispector, do Câmpus Anápolis, e ela pode ser adquirida no site da editora Paco Editorial (www.editorialpaco.com.br).

 

Panecástica

O nome do grupo de estudos – Panecástica – remete à filosofia criada por Joseph Jacotot, que se baseava no princípio de que “tudo está em tudo”, buscando propagar os princípios da emancipação intelectual, substituindo os princípios do autoritarismo e pedantismo pelos direitos da razão humana. O ideal da Panecástica era a formação do Homem completo, fugindo de um individualismo segmentário. Nessa linha de raciocínio, o grupo de pesquisas gira em torno da gestão do trabalho pedagógico e dos processos educativos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando compreendê-la e a sua relação com os diferentes níveis e modalidades de ensino, incluindo o Mestrado Profissional e Tecnológico que será ofertado no Câmpus.

Com esse lançamento, encerram-se as ações do grupo em 2017, bem como se deu o encerramento da ação de extensão Seminários Panecástica, que retoma as atividades em fevereiro de 2018.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página