Assistência Estudantil

Câmpus Anápolis realiza reunião de pais e apresenta edital de assistência estudantil

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 14h19 | Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 16h13

Em torno de sessenta pessoas participaram da reunião em que foram passadas orientações gerais sobre o edital de assistência estudantil

O IFG Anápolis, por meio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) e da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), realizou no noite desta segunda-feira, 12/03, às 18h30, na sala Multimeios 3, reunião com pais dos alunos ingressantes nos cursos técnicos em Comércio Exterior, Edificações e Química.

A reunião foi coordenada pela assistente social Vera Ferbonink, do CAE, auxiliada pelo assistente administrativo Uriel Rios e pelos estagiários Leandro Simão e Elisângela Maria Neto. Após a abertura, feita pela assistente social, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Alessandro Silva de Oliveira, apresentou as possibilidades que o câmpus oferece relacionadas às áreas de pesquisa e extensão, bem como sobre a possível mobilidade em intercâmbios de alunos e professores.

Em seguida, a assistente social explanou sobre a política de assistência estudantil do IFG, os programas de auxílios financeiros existentes no Câmpus, que contribuem com a inserção e permanência dos alunos no ambiente escolar.

Edital de Assistência Estudantil

A coordenação do CAE explanou detalhadamente o Edital 001/2018, que disponibiliza uma série de auxílios aos estudantes do Câmpus. Foram repassadas informações gerais sobre o edital, com especial atenção ao formulário de Declaração de Renda Familiar, a ser preenchido para o auxílio Alimentação Integral.

Auxílios

Os auxílios financeiros a estudantes das instituições públicas de ensino superior, de educação profissional e tecnológica fazem parte da Assistência Estudantil. Essa, bem mais complexa, constitui-se no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) mediante Decreto 7.234/2010.

O programa surge a partir da ideia de que não basta a ampliação de vagas para a educação pública, cabendo ao Estado prover o estudante de condições para que ele continue sua caminhada acadêmica. É com essa proposta que surge o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que é constituído de serviços biopsicossociais e pedagógicos, além de auxílios aos estudantes.

No IFG os serviços biopsicossociais e pedagógicos são realizados por equipes multiprofissionais, formadas por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos em assuntos educacionais.

A assistência Estudantil é uma ação imediata de enfrentamento às necessidades básicas dos estudantes e uma forma de enfrentamento `a evasão e fracasso escolar, política focalizada que visa a igualdade de oportunidades, como contraponto às desigualdades existentes na sociedade.

Essa política pode ser universal ou destinada a um público específico, conforme Resolução nº 08/2016/Consup/IFG – Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Acesse o Edital de Assistência Estudantil

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis