VIII Seminário de Iniciação Científica é encerrado com sucesso

Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 19h57 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 16h55
Alunos participam de aula especial de Química

O VIII Seminário de Iniciação Científica do IFG – Câmpus Anápolis teve fim nesta quarta-feira, 25, com o registro de uma série de atividades voltadas para a pesquisa e extensão. Nesta ocasião os estudantes tiveram oportunidade de apresentar, assistir e discutir os trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelos pesquisadores, alunos e professores. O Câmpus recebeu a visita de crianças das escolas e de pessoas da comunidade. Neste encontro, que teve como tema geral "O Florescer de Ideias e Oportunidades", foi possível estabelecer um diálogo entre os conhecimentos científicos e populares na proposta pretendida pelo Seminário.

O coordenador geral do evento, professor Alessandro Oliveira, avalia que o VIII SIC superou as expectativas. "O Seminário foi muito oportuno para a confluência de esforços em prol do surgimento de novos núcleos de pesquisas que emergiram durante o processo bem como para o conhecimento de novos projetos e outras fontes de fomento", destacou o docente, que é gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus.

Um resumo do primeiro dia do evento pode ser conferido aqui. No caso do dia seguinte, foi mantida a programação diversificada. A primeira atividade da manhã foi reservada para troca de saberes entre orientadores e orientandos das pesquisas que têm sido realizadas atualmente no Câmpus Anápolis. Após essa interação, foi apresentado um panorama geral acerca das novas oportunidades de iniciação em pesquisa e extensão no Câmpus em projetos a serem ofertados em 2018 e 2019. Outro ponto importante para o futuro da ciência em âmbito interno foi a reunião de trabalho realizada no período matutino com vistas à criação de núcleos de pesquisa nas área de Logística, Ciências Sociais e Engenharia Civil da Mobilidade.

TARDE E NOITE MOVIMENTADAS

Durante a tarde a movimentação foi intensa com diversas atividades acontecendo de forma simultânea. Alunos do Colégio Estadual Américo Borges de Carvalho participaram de uma aula de Química especial no pátio do IFG em atividade desenvolvida por componentes do curso de Licenciatura em Química do Câmpus. Também houve uma mesa redonda em que foram expostos os resultados já alcançados e os próximos desafios que envolvem os trabalhos dos três núcleos de pesquisa instalados no Câmpus: NECULT, NUPEDEA e PANECÁSTICA. Logo após, foram realizados em diferentes espaços os minicursos "A pedagogia do Capitalismo"; "Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química" e "Criação de documentos científicos utilizando o Libre Office e normas da ABNT".

Na proposta do "Cozinha Viva", os participantes participaram de uma oficina de receitas de melhor aproveitamento dos alimentos. Também foi possível acompanhar a exposição de plantas medicinais e degustação de chás dentro de uma concepção de diálogo entre saberes populares e conhecimento científico. Ainda foi possível conhecer um pouco mais sobre o projeto de Academia do Câmpus e os resultados do projeto de extensão "Artes visuais e literatura". Para o encerramento, dois momentos especiais: apresentação cultural com o cantor de MPB Paulinho Vieira e apresentação da peça teatral "Quixotesco", com o grupo Concreto e Abstrato.

Confira galeria de fotos do segundo dia AQUI

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis