OURO

Equipe do IFG conquista medalha de ouro na 7ª edição da Olimpíada Brasileira GeoBrasil e 5ª de Ciências da Terra

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 12h22 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 11h37

Grupo conquistou 7º lugar entre 52 equipes participantes do estado de Goiás

A equipe do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG), formada pelos estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, David Araújo Cabral (Vigilância em Saúde), Higor César Silva (Meio Ambiente) e Mariana de Oliveira (Análises Clínicas), sob a orientação da professora Flávia Araújo, conquistou o sétimo lugar na 7ª edição da Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OGB) e 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), recebendo medalha de ouro.

Ao todo, participaram da competição 52 equipes do estado de Goiás, entre escolas públicas e particulares, sendo apenas duas classificadas para a fase final, que irão competir com os outros estados. A OGB e OBCT ocorrem de forma simultânea e é composta por três fases, sendo as duas primeiras em formato online, no âmbito estadual e em caráter classificatório.

A primeira fase ocorreu no período de 08 a 15 de agosto, com o acerto de 84,46% da prova por parte da equipe. A segunda fase ocorreu de 22 a 26 de agosto, com o acerto de 81,69%. O resultado final foi publicado no dia 12 de setembro, com a conquista da medalha de ouro e ocupando o sétimo lugar entre os participantes do estado de Goiás.

Para a aluna Mariana, apesar dos desafios, receber a medalha de ouro é gratificante. “Foi interessante a dinâmica do trabalho em grupo, de resolver as questões da prova em conjunto. Gostaria que, na próxima edição, outros colegas participassem e a gente tenha várias equipes no câmpus”, declara.

A professora Flávia Araújo agradece a contribuição de outros professores durante as olimpíadas, são eles: Antônio Maciel Goes, Bruno Cesar Rodrigues e Hudson Umbelino dos Anjos, na área de Matemática; Fernanda Keley e Herick Soares de Santana, na área de Biologia; e Renato Welmer Veloso, na área Engenharia Ambiental e Sanitária.

“Apesar das adversidades e da vulnerabilidade na qual estamos inseridos, nós representamos resistência diante disso” declara Higor César.

A orientadora do grupo reforça que os estudantes do Câmpus Águas Lindas são destaque e também resistência em um contexto de poucos recursos na área da Educação. “Por isso, precisamos valorizar e defender a educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pelos institutos federais em todas as regiões do país”, finaliza.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas