Saúde

1º Diálogos Permanentes em Análises Clínicas e Vigilância em Saúde é realizado no Câmpus Águas Lindas

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 16h46 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

O evento foi realizado no último sábado, 25, como atividade letiva

Roda de conversa coloca em discussão cursos da área de saúde

Com o objetivo de integrar estudantes e professores dos cursos de Análises Clínicas e Vigilância em Saúde, discutindo temáticas de interesse em comum, foi realizado no último sábado, 25, o 1º Diálogos Permanentes em Análises Clínicas e Vigilância em Saúde. O evento enfocou o tema “Dos contextos de vida às práticas laboratoriais” e contou com palestras de profissionais de diversas instituições.

Segundo os organizadores do evento, as palestras e rodas de conversas desenvolvidas mantêm relação direta com as disciplinas de ambos os cursos, como farmacovigilância, boas práticas em laboratório, comunicação e saúde, população LGBT e saúde, diálogos em saúde na perspectiva do profissional Médico, pesquisas científicas na área de saúde, experiências em estágios curriculares obrigatórios, produção legislativa em saúde, vigilância sanitária no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), crise política e SUS e metodologia de pesquisa científica.

A atividade contou com a participação de grande público do Câmpus: “acho que envolveu outros cursos também, veio muita gente de Meio Ambiente e da Enfermagem... foi um evento denominado para Análises Clínicas e Vigilância, mas que abrangeu todo o Câmpus, até mesmo os professores”, explicou Érika Alves, estudante do 2º ano do curso Técnico em Análises Clínicas.

Para a estudante, um dos destaques do evento foi a roda de conversa “Diálogos sobre os cursos de graduação da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília (Enfermagem, Saúde Coletiva, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional)” e a palestra “Cuidados em saúde na perspectiva do profissional Médico”. O evento ainda contou com ação dos estudantes do curso Técnico em Enfermagem a respeito da saúde do homem, compondo ação do Novembro Azul. Ao longo da atividade, houve também o minicurso sobre o Software Epi Info, voltado para o gerenciamento e análise de dados epidemiológicos.

Para Mauro Júnior, estudante do 1º ano de Vigilância em Saúde, o evento poderia ter sido aberto para a comunidade externa: “outras pessoas que participaram acabaram trazendo a mãe ou uma irmã para assistir, ou seja, tem pessoas do lado de fora que também se interessaram pelos temas e pelos palestrantes”, esclareceu, destacando que a ação facilitaria uma integração com a comunidade.

Veja aqui fotografias da ação Novembro Azul.

Veja aqui outras fotografias do evento.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas