Câmpus Águas Lindas realiza I Seminário de Formação em Ensino de Literatura

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 12h07 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas até o dia 11 de dezembro

A partir do dia 14 de dezembro, será realizado no Câmpus Águas Lindas o I Seminário de Formação em Ensino de Literatura. O evento é destinado a professores da rede estadual de Goiás, efetivos ou contratados, da área de Letras, Linguagens e Pedagogia, além de interessados pela temática. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 11 de dezembro, por meio do link https://goo.gl/TvJL7h.

Segundo a coordenadora da atividade, professora Ana Clara Medeiros, “neste momento, as inscrições estão abertas somente para o público externo ao IF, não para os nossos alunos. Havendo sobra de vagas, os alunos também serão convidados a participarem”, esclarece. O Seminário está sendo desenvolvido a partir de apoio do Edital 010/2017 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do IFG e conta com a participação de quatro professores da área de letras do Câmpus Águas Lindas: Ana Clara Medeiros, Eduardo Santos, Karine Rios e Thiago André.

Segundo a coordenadora, um dos objetivos do evento é trocar experiências com os docentes da rede estadual, compartilhando práticas didático-pedagógicas e contribuindo para a qualificação dos professores para atuação nas salas de aula do Ensino Médio. “Acreditamos que a literatura é um direito - conforme pensamento de Antonio Candido, morto este ano - e que, além disso, ela pode contribuir para acesso às letras de uma comunidade. Pela literatura, esperamos mostrar que se pode fazer o aluno desenvolver com muito mais criatividade, interesse e desenvoltura as habilidades de leitura e escrita”, explica.

A programação do curso contará com momentos de formação com professores doutores da UNESP, da UFG e da UnB. Além da PROEX, a atividade conta com o apoio da Gerência de Pesquisa e Extensão, Gerência de Administração e Gabinete do Câmpus. A ação ainda é realizada mediante parceria com a Coordenação Pedagógica da SEDUCE/GO de Águas Lindas, na pessoa do Prof. Fabio Batista Silva, responsável por realizar o contato com o público-alvo da atividade.

O evento também terá momentos culturais e de divulgação literária promovidos por estudantes do Câmpus. Haverá apresentações do Grupo de Divulgação Viva da Literatura - As Carontes - ao longo da programação. O grupo conta com estudantes do Câmpus de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de diversos cursos e “eles fazem questão de mostrar ao público externo como se interessam pelo literário por aqui”, destaca Ana Clara.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas