Relatório CPA

Publicado o relatório de autoavaliação institucional de 2018

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Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 13h52 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 10h19

Os eixos de planejamento e autoavaliação institucional e políticas acadêmicas foram o foco da última avaliação

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou, nesta quarta-feira, 3 de abril, o relatório de autoavaliação institucional referente ao ano de 2018. O documento está disponível para consulta na página eletrônica da Comissão (Clique aqui e acesse). Os questionários que embasaram o documento foram aplicados em 2018 a toda comunidade acadêmica do IFG, formada por estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

O relatório traz, fundamentalmente, informações sobre avaliação de dois eixos: “planejamento e autoavaliação institucional” e “políticas acadêmicas”. Junto a essas informações, o documento apresenta a sistematização e a tabulação de dados a respeito das contribuições feitas pelos respondentes da autoavaliação de 2018, no espaço destinado a críticas, elogios e sugestões.

Além da apresentação das respostas oriundas da participação da comunidade acadêmica, outras informações foram disponibilizadas no relatório, como dados obtidos no questionário socioeconômico respondido pelos inscritos nos vestibulares do IFG (2018/1 e 2018/2); resultados das avaliações externas dos cursos que foram reconhecidos em 2018 junto com a apresentação; e a análise dos resultados das avaliações in loco dos cursos de graduação; informações essas que permitem um conhecimento mais amplo sobre algumas questões que podem ser melhoradas e fomentadas dentro da Instituição.

 

Participação

O aumento significativo da participação da comunidade acadêmica no processo de autoavaliação institucional, em 2018, algo que é mencionado no relatório, foi um dos pontos positivos ressaltados pela presidente da CPA, Danielle Pavan. “A publicação do relatório é uma forma de devolver à comunidade acadêmica informações sobre aquilo que ela acredita que precisa ser melhorado dentro da Instituição. E diante de tudo que nos foi apresentado é essencial agradecer a participação da comunidade interna do IFG no processo de autoavaliação. O aumento dessa participação é bastante expressivo, e isso é muito positivo para a Instituição, pois assim podemos elaborar planos de ação para sanar os problemas que ainda temos e procurar manter aquilo que é positivo”, ressaltou.

Segundo o relatório, o processo de autoavaliação de 2018 foi conduzido de maneira a superar os problemas enfrentados no processo do ano anterior. E o aumento do número de respondentes do questionário foi uma vitória para a Comissão. O envolvimento dos estudantes, de acordo com o relatório, aumentou 52%; dos docentes, 63%; e dos servidores técnico-administrativos aumentou 70%. “No total, em 2017, tivemos 2.097 respondentes do questionário. Esse número subiu para 3.701, em 2018, um crescimento de 57%. E isso sinaliza para um processo que tem sido fortalecido nos últimos anos, em várias áreas, algo que demonstra também um maior entendimento e comprometimento da comunidade acadêmica na melhoria da Instituição”, apontou a presidente da CPA.

 

O relatório e seus encaminhamentos

Segundo Danielle Pavan, “o relatório que acabamos de publicar não é apenas o resultado do processo de autoavaliação 2018 ou da legislação que discute a necessidade desse processo avaliativo, mas é também um resultado importante da avaliação realizada em 2017.” Por essa razão, de acordo com a presidente da CPA, junto ao relatório da avaliação institucional 2018, foi apresentado o plano de ação referente ao relatório de 2017 e seus devidos encaminhamentos, algo que deve ocorrer também com a documento publicado hoje.

Ainda segundo a presidente da CPA, os resultados desse novo relatório serão futuramente apresentados em uma nova edição do Seminário de Autoavaliação Institucional, que deve ocorrer ainda neste semestre. Para este semestre de 2019, também está previsto o início do processo de eleições para a escolha dos membros da CPA central.

Para os próximos processos de autoavaliação, a Comissão recomenda a intensificação do processo de sensibilização da comunidade; a discussão a respeito das melhorias dos questionários; a reformulação do Regulamento da Comissão e a divulgação dos planos de ação da gestão, para sanar as fragilidades indicadas nos relatórios de avaliações, tanto internas, quanto externas, além de outras questões que podem ser conferidas no relatório.

 

Acesse o Relatório de Autoavaliação Institucional 2018.

Conheça a página eletrônica da Comissão.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.