Comunidade acadêmica já pode fazer atividades esportivas na quadra de areia

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 17h30 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 09h39
Diretor anuncia a aprovação de outra, agora maior, destinada ao futebol de areia
Quadra é construída a partir de ideia de alunos

Após quatro sábados de trabalho e muitos calos nas mãos, a quadra de areia do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), indicada para o vôlei de praia, foi inaugurada na manhã do dia 6 de abril, na presença do diretor-geral, Murilo de Assis Silva; da nova gerente de Administração, Francione Neris de Sousa; dos servidores responsáveis pelo projeto, Karen Cristina do Nascimento e Alexandre Camozzi, e do representante das empresas parceiras e profissionais colaboradores, o gestor ambiental Américo Perrone Pisani. Alunos dos cursos de Engenharia Civil e do Ensino Médio também marcaram presença.

A ideia partiu do grupo integrante do Grêmio Estudantil 2018. Ele apresentou ao Colegiado no ano passado a necessidade da criação de um espaço no câmpus para práticas desportivas e de lazer para os alunos, já que permaneciam muito tempo no local com intervalos ociosos. A demanda e o projeto foram levados e aprovados em diversas instâncias até receberem o aval do Conselho de Câmpus (Concâmpus). Entretanto, faltava o recurso e alguém para coordenar o projeto.

“A gente compreende que o estudante tenha que ter o conhecimento técnico, o conhecimento científico, mas que ele também tenha que sair daqui com todas as integralidades do ser humano, ou seja, com o lazer, com o esporte, com o conhecimento ético, cidadão”, declarou a professora de Educação Física, Karen Cristina do Nascimento.

A solução veio com o encontro da professora de Educação Física, Karen, e do tecnólogo em Construção de Edifícios, Alexandre. Karen passou a coordenar o projeto, elaborado por Alexandre. Ambos buscaram parcerias com diversas empresas formosenses e profissionais autônomos simpatizantes da causa. Receberam muitos nãos, mas também outros sins importantes, como os das empresas Engebrita, Areal RM, MP Mudas, Goiás Mix, Casa do Construtor, Keds e dos parceiros Santiago e Albino. Todos os materiais e serviços necessários para a obra – brita, grama, areia, terraplanagem, concreto, palmeiras – foram doados por eles.

Inauguração

Na inauguração da quadra, o tecnólogo explicou aos alunos de Engenharia Civil e aos demais como foi projetada a estrutura da quadra, os elementos componentes, materiais e suas funções. Segundo Alexandre, “existem no câmpus a Sala dos Servidores, a dos Professores, mas não tem o espaço do aluno e que este espaço começará a ser construído pela área da quadra”.

A parceria entre empresa e IFG foi reafirmada por Américo. “A nossa empresa está à disposição. O que pudermos fazer e o que pudermos ter de parceria será prazeroso para nós também”, afirmou.

Como lembrança simbólica da parceria firmada, o diretor do Câmpus entregou ao representante das empresas uma fotografia em que aparecem diversos alunos de mãos dadas, circundando a nova quadra. Antes de cortar a fita vermelha de inauguração, junto com Américo, Murilo falou sobre sonhar e construir. “Este sonho é um sonho dos alunos. É um sonho que todos nós abraçamos para que ele pudesse ser realizado. Esta quadra é construída por várias mãos, tem o suor de cada um aqui”, finalizou.

O momento de descontração foi deixado para o fim, com uma partida de futebol entre alunos e a participação de servidores. Os alunos não precisarão agendar para usar a quadra. Segundo a professora Karen, “a quadra foi feita para jogar, brincar, usar”.

Confira as fotos da inauguração no facebook do Câmpus Formosa

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa