Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Concurso

Segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia terá a participação de dez alunos do Câmpus Formosa

Criado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 11h04 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h03

A OBB tem por objetivo despertar no estudante o interesse pela Biologia e estimular a apresentação de soluções criativas a problemas propostos

Em meio a 125.012 inscritos de todo o Brasil para a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), dez alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral em Biotecnologia do Câmpus Formosa foram aprovados para a segunda fase. O resultado foi divulgado esta semana pelo organizador do concurso, Instituto Butantan. (Veja aqui a listade aprovados)

As provas da primeira fase foram realizadas no próprio câmpus, no dia 22 de março, e aplicadas a 103 estudantes do ensino médio. O caderno de provas continha 30 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos de Botânica, Genética, Citologia, Zoologia, Ecologia, Noções de Farmacologia, entre outros. “Nossos discentes mostraram entusiasmo e compromisso com a busca do conhecimento, e é isso exatamente o que esperamos deles”, afirmou o coordenador da OBB no Câmpus, professor Waldeyr Cordeiro Mendes, que diz ter contado também com a ajuda da professora Patrícia de Castilhos.

Os alunos aprovados têm de 15 a 18 anos. Para aprovação era necessário que o aluno atingisse o ponto de corte, que é instituído de acordo com o desempenho nacional. Na primeira fase, o ponto de corte foi de 20 pontos. O aluno do 2º ano de Biotecnologia, Gabriel Mateus Lopes de Oliveira, classificado em primeiro lugar no câmpus, obteve 24 pontos. “Foi a primeira vez que participei desta prova. Então para eu ter tirado esta nota foi realmente uma surpresa”, disse. A segunda fase será aplicada no dia 28 de abril, das 9h às 13 horas, em Brasília, Distrito Federal.

Na segunda fase, aumentam o número de questões: serão 100 de múltipla escolha para serem respondidas dentro do mesmo tempo concedido na primeira fase. “Pretendo me preparar respondendo provas antigas da segunda fase e ir corrigindo. As questões que estiverem erradas, vou estudar o conteúdo delas”, declarou Mateus.

Estão participando da OBB apenas estudantes de escola pública ou privada regularmente matriculados e cursando o ensino médio até dezembro deste ano. Há também o limite de idade, que é de 19 anos até 1º de julho próximo. Os alunos que obtiverem os melhores desempenhos na OBB poderão participar da XXX Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e XIII Ibero-Americana de Biologia (OIAB).

 

Acesse aqui a lista de aprovados para a segunda fase da OBB.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página