Ensino e Extensão

Inscrições abertas para editais de projetos de extensão e ensino remunerados

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 17h57 | Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 18h11

A estimativa é de aprovação de seis projetos de extensão e cinco, de ensino.

Os editais preveem bolsas para os alunos membros dos projetos

Dois editais que preveem apoio financeiro com orçamento do próprio Câmpus Formosa foram publicados na última sexta-feira, 13 de abril, pela Direção-Geral, a fim de promover projetos de extensão e de ensino propostos por servidores efetivos ou professores substitutos, que envolvam tantos alunos dos cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), quanto a comunidade externa.

A novidade surgiu este ano, em reunião-geral com a comunidade acadêmica em fevereiro, e já contemplou outro edital, o de projetos de pesquisa. A estimativa de recursos para os projetos de Extensão é da ordem de R$ 31.605,00 e para projetos de Ensino, de R$ 12.000,00, o que dependerá do orçamento federal.

Editais

Os projetos de ensino visam fomentar a participação de servidores e alunos no desenvolvimento de metodologias diversificadas e diferenciadas; promover o ensino/aprendizagem, viabilizando efetivamente a permanência e o êxito dos alunos e desencadear processos inovadores na prática pedagógica a partir da integração entre diferentes áreas de conhecimento, cursos, etc.

Promover a interação entre a instituição e as comunidades, contribuir para a melhoria da educação, realizando uma troca de conhecimentos entre a comunidade externa e a interna e estimular a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos, socioculturais e outros são alguns dos objetivos marcantes no edital de extensão.

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que participarem dos projetos aprovados de extensão ou ensino poderão receber bolsas mensais de 400 reais, de junho a dezembro de 2019, por 8 horas dedicadas ao projeto. Para os estudantes do ensino médio participantes, as bolsas de Extensão terão o valor de 200 reais por 4 horas de participação no projeto e serão recebidas também de junho a dezembro. Egressos, alunos colaboradores e comunidade externa também poderão participar, mas sem remuneração.

A inscrição da proposta deve ser feita basicamente com Formulário de Apresentação da Ação de Extensão, Cronograma Físico-Financeiro e Termo de Participação e Compromisso, no setor de protocolo do câmpus, dentro do horário de funcionamento. Para análise das propostas, o critério utilizado será o tipo de ação.

Cronograma

As datas e atividades previstas são as mesmas para os dois editais e são apresentadas na tabela abaixo:

Publicação do Edital

12/04/2019

Período de inscrições

15/04 a 10/05/2019

Período de avaliação das propostas

11/05 a 23/05/2019

Resultado preliminar

24/05/2019

Período para apresentação de recursos

27 e 28/05/2019

Período de avaliação dos recursos

29 e 30/05/2019

Divulgação da avaliação dos recursos

30/05/2019

Divulgação do resultado final

31/05/2019

Período de vinculação dos bolsistas e formalização da Ação de Extensão

03/06 a 25/06/2019

Período de execução das Ações de Extensão

A partir de 03/06/2019

Acesse aqui o Edital nº06 de Ensino com Anexos.

Acesse aqui o Edital nº07 de Extensão e todos os Anexos.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa