Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Calourada LCS

Estudantes de Ciências Sociais têm palestra com professor da SEDF durante a Calourada

Criado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 18h44 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h02

O doutor em Sociologia, professor Mário Bispo dos Santos, manteve, na quarta-feira, diálogo com alunos sobre a profissão.

Professor Mário fala da carreira de cientista social
Professor Mário fala da carreira de cientista social

 

Mais uma turma do curso de Licenciaturas em Ciências Sociais tem início no IFG Câmpus Formosa. Esse ano, como em 2018, os alunos veteranos, juntamente com a coordenação do curso, organizaram uma semana de recepção. As atividades começaram na segunda-feira, 05 de agosto, com a entrega do Manual do Aluno e um tour pelo câmpus para apresentar todos os espaços da instituição. Os servidores também colaboraram, explicando sobre as atividades e sanando possíveis dúvidas dos calouros.

Na terça, os estudantes se reuniram para conversar sobre a assistência estudantil no IFG. Com a colaboração da psicóloga do câmpus, Amanda Palla, os alunos foram orientados em como proceder na solicitação do auxílio. Ela explicou para quem se destina, quais os critérios para ser contemplado e outros assuntos relacionados ao tema. Os estudantes também aproveitaram a oportunidade para discutir suas pretensões na graduação.

No terceiro dia, os alunos tiveram a aula inaugural da turma, com a presença do doutor em Sociologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal, professor Mário Bispo dos Santos, e puderam debater sobre a função de professor de Sociologia no ensino médio.

O docente apresentou questões relacionadas aos objetivos do professor e às razões do interesse dos estudantes em busca da graduação. Para exemplificar, Mário apresentou o trecho do relatório de um estagiário de Sociologia em uma de suas pesquisas: “Para o ensino de Sociologia o que é mais importante é justamente compreender o conflito do indivíduo com a sociedade. É onde o aluno procura traduzir seus próprios sentimentos, angústias e felicidades a partir da relação com outras coisas invisíveis que são as instituições sociais”.

Entre outros temas abordados na palestra, o professor levantou a importância de projetos de iniciação científica e estágios para os graduandos e abordou algumas situações cotidianas que são objetos de estudo sobre o ensino das Ciências Sociais. Para encerrar a noite, o cientista social convidou os estudantes para participar da Semana da Sociologia, que será realizada no mês de novembro, na Universidade de Brasília (UnB).

Quinta-feira foi o dia de um debate entre calouros e veteranos sobre a atual política educacional do país adotada pelo governo eleito em 2018. Na formação da mesa diretiva, a conversa contou com os graduandos em Ciências Sociais, Diego Silva, Eduardo Felipe, Rubian Torres e a aluna da Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Samara Oliveira.

Fechando a semana com interação e diversão, foi realizado um festival de karaokê no teatro Guaiá do Câmpus com um lanche de encerramento.

Fim do conteúdo da página