câmpus party goiás

Primeira edição da Campus Party começa em Goiânia

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 23h31 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 13h49

O evento que traz o tema "Ciências Aplicadas" acontece até domingo, 8 de setembro

Inovação. Tecnologia. Futuro. Ciência. Pesquisa. Conhecimento. Esses são alguns dos assuntos que serão debatidos ao longo da primeira edição da Campus Party Goiás. O evento internacionalmente conhecido chega pela primeira vez a Goiânia com o tema “Ciências Aplicadas” e traz em sua programação várias apresentações da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás. Contando com a presença de estudantes, pesquisadores, professores e inúmeros entusiastas digitais de muitos locais do país, o evento foi aberto ao público na noite desta quarta-feira, por Francesco Farrugia, presidente do Instituto Campus Party.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes gestores do Estado de Goiás, como o governador Ronaldo Caiado; o secretário de Desenvolvimento e Inovação do Estado, Adriano da Rocha Lima, entre outros gestores. Representando o IFG e o reitor da Instituição, esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete.

Para Francinete, a Campus Party é uma oportunidade muito especial para toda a comunidade acadêmica do IFG: “é muito importante para a Instituição estar presente nessa primeira edição da Campus Party Goiás. Todos os nossos câmpus estão participando maciçamente, e a expectativa é a melhor possível. Esperamos mesmo que o evento possa motivar ainda mais os nossos estudantes, para que eles trabalhem cada vez mais com a inovação, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, como eles já têm feito de uma forma exemplar”, ressaltou o pró-reitor.

Conhecimento

Nesse primeiro dia de Campus Party, algumas palestras foram realizadas. Uma que foi muito concorrida teve como figura central o professor da área de comunicação, Dado Schneider. Para ele, a transformação digital, que é inevitável e central para o nosso século, requer de todos nós uma mudança. Segundo o professor,  "a grande questão é que incorporar essa parte digital é até fácil; o difícil é entender a necessidade da transformação e realmente nos transformar, pois isso requer de todos nós mais conhecimento, mais inovação, mais aprendizado e a compreensão e o acompanhamento das mudanças que estão acontecendo nos nossos tempos”.

Para o aluno Marcio Henrique Alves da Cruz, do Câmpus Inhumas, estar na Campus Party significa ter acesso a uma oportunidade muito especial que vai lhe proporcionar, além do conhecimento, muita experiência de vida: “Estou aprendendo muita coisa nova, muita coisa interessante aqui. E mesmo que eu não adquirisse nenhum conhecimento, o que é muito difícil, tenho certeza de que terei uma experiência de vida da qual vou me lembrar para sempre e que vai marcar meus dias”, falou empolgado.

Assim como o jovem Marcio Henrique, Francisco Farrugia, presidente do Instituto Campus Party, falou um pouco dessa questão da experiência que o evento proporciona aos estudantes, ao dar por aberta essa primeira edição da Campus Party em Goiânia: “A Campus muda a vida dos jovens que dela participa. E é isto que queremos: proporcionar essa transformação a partir da inovação, da tecnologia, da pesquisa e do conhecimento: mudar a partir da imersão neste outro universo. Daqui, o jovem sai mudado – ele não vai se contentar com pouco, e isso é muito importante”, ressaltou Farrugia.

Ainda nesta primeira noite de evento, a equipe do Install Fest Laboratório Metabotix, do Câmpus Luziânia, participou do Espaço Fórum Goiano de Software. Segundo o técnico administrativo da área de Informática, Robson Barbosa Souza que participa da equipe, “além de uma excelente oportunidade de apresentar nossa pesquisa, estar e aprender com outros pesquisadores, na Campus Party temos a chance de participar de um evento com uma estrutura muito boa, e isso no nosso estado. É muito especial mesmo estar aqui participando desse evento”.

Programação

A programação do evento começa diariamente, normalmente às 11 horas. Há espaços gratuitos, na chamada Campus Future, com exposição de 13 projetos do IFG nos dias 7 e 8, das 11 às 21 horas. Além dos projetos da Future, o IFG estará à frente de mais um com entrada gratuita, na zona do Startup e Makers, com o projeto Agribussinessforyou, dias 5 e 6, das 11 às 21 horas. Pela programação, são mais 14 atividades cadastradas como Talks, em palcos e locais variados, mais três palestras do professor Sanderson Macedo (Sandeco), além de workshops e rodas de conversa.

Clique aqui e acesse algumas fotos da Campus Party.

Campus Party Goiás
Até 8 de setembro
Passeio das Águas Shopping
Saiba mais: https://brasil.campus-party.org/campus-party-goias/ (Para entrada de menores de idade, há regras específicas no site)

Leia mais notícias:

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.