Competições se destacam na Secitec

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 18h47 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 12h42

Copa Game, Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, Basquetebol, Xadrez, Trava Línguas, pôsteres e exposições orais  se destacaram no evento

Participantes do xadrez concentrados na disputa

A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG/Câmpus Formosa, realizada nos dias 23 e 24 de outubro, contou com a participação de alunos, servidores e a visita das alunas do Colégio Estadual Maria Angélica de Oliveira (CEMA), do Projeto Cientistas Formosas. Minicursos, premiações e competições marcaram a décima edição.

Na quarta-feira, 23, foi ministrado o minicurso Introdução ao Programa Revit BIM (Building Information Modeling) Modelagem da Informação da Construção (BIM) com foco no público da Construção Civil. O minicurso fez parte do projeto ConectaBIM, proposto pelos professores da Universidade de Brasília (UnB), Cynthia Nojimoto, Leonardo da Silveira Pirillo Inojosa e Antônio Carlos de Oliveira Miranda, e consiste em utilizar uma metodologia única de ensino para conectar estudantes de diversos cenários diferentes.

Oficina com a professora Thaís no Laboratório de Informática II

O programa conecta estudantes dos cursos Técnico em Edificações e de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil utilizando os meios digitais para a comunicação remota e introduz noções de BIM em atividades práticas com modeladores paramétricos. O minicurso foi transmitido simultaneamente na Faculdade de Arquitetura, no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Unb e no IFG/Câmpus Formosa.   Outros minicursos e oficinas, como Criação de Jogos, Desenho Digital com Inkscape e Cor, Imaginário e Educação – Ressignificação da Memória do Povo Negro, também aconteceram nos períodos vespertino e noturno do dia 23 e na tarde de 24 de outubro.

Competições

A quinta-feira foi repleta de competições e as premiações foram entregues na Cerimônia de Premiações, à noite, por professores do Câmpus. A professora Karen do Nascimento e o professor Rogério Borges de Paula comandaram as disputas de xadrez e basquetebol feminino e masculino. Realizado na biblioteca do Câmpus, o xadrez teve como vencedor o estudante do ensino médio, Gabriel Pereira Silva. Em segundo e terceiro lugar, ficaram o servidor Paulo Pacheco Junior e a aluna do ensino médio Bruna Mendes de Carvalho Monteiro.

Na sua segunda edição, a Copa Game reuniu os adoradores de jogos eletrônicos. Empatados na terceira colocação ficaram o estudante Ítalo Patrick e o diretor-geral, Thiago Gonçalves Dias. Em segundo lugar, o representante da Atlética Binária, Carlos Rodrigues. E em primeiro lugar empataram Gabriel Costa e Bernardo Vieira, que representaram a Atlética Suprema. (Confira aqui em breve a lista de participantes premiados em eventos ou atividades competitivas nos anos de 2018 e 2019.)

Pontes de Palito

Campeões da Pontes de Palito na Cerimônia de Premiações

O Concurso de Pontes de Palito de Picolé é sempre um capítulo à parte na semana da Secitec. O público fiel, que não perde uma edição, aguardava ansiosamente o início da disputa pelo título de Melhor Projeto/Memorial de Cálculo, Maior Resistência e Melhor Estética. Este ano o concurso contou com uma inovação, dentre os materiais permitidos, além de palitos de picolé e cola, foi inserido o arame galvanizado. O resultado foram protótipos de pontes com design mais apurado.

Os vencedores do 5º Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé foram, nas categorias Melhor Memorial de Cálculo e Melhor Resistência, a dos estudantes Helton Alves de Souza, Luciano José Vieira, Marcos Paulo Arantes da Silva, Pedro Soares Sobral e Vilton Pires Gonzaga. A ponte eleita pelo voto popular como a mais bonita, a que apresentou a melhor estética, foi a dos alunos Wellington Ramos do Nascimento, Vinicius Luiz de Morais, Filipe Teles Bastos, Wesley de Carvalho Jesus e Francisco Edinho Pereira da Silva.

Os alunos receberão certificado de participação no evento e 15 horas complementares. “As novidades inseridas neste ano, Café Empresarial, SICT externo e demais competições, deram uma cara diferente para a Secitec”, analisou o gerente de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Bruno Quirino Leal.

Em breve, acesse aqui a lista de premiados.

Setor de comunicação Social/Câmpus Formosa