Ensino e Pesquisa

Pesquisa de alunos apontará possíveis causas para estrangeirismos no comércio

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 16h58 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 14h48

Shopping, shore, tecnology, fashion, pub, kids, selfservice são alguns dos exemplos encontrados na pesquisa "Estrangeirismo cercado por todos os lados"

Professora Glenda e alunos de Biotecnologia e Saneamento no evento desta tarde

Você já passou em frente a lojas, supermercados, centros comerciais, bares e restaurantes e observou a quantidade de nomes estrangeiros? Este foi o trabalho realizado pelos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Saneamento e Biotecnologia, na disciplina de Língua Inglesa, ministrada pela professora Glenda Rúbia Lopes, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), e com o apoio da professora de Língua Portuguesa, Ana Paula Vieira de Melo.

A pesquisa, intitulada "Estrangeirismo cercado por todos os lados", começou a ser desenvolvida no quarto bimestre. No dia 23 de novembro, último sábado, os estudantes saíram em visita técnica nas ruas de Formosa para colher dados em observações e entrevistas com proprietários de pontos comerciais.

Hoje foi a culminância da atividade. Os alunos apresentaram, em estandes, o resultado das buscas por nomes em embalagens, lojas, tatuagens, músicas, filmes, produtos e marcas em inglês. A resposta para a pergunta “Por que as pessoas preferem o uso da língua inglesa em vez da língua portuguesa em nome de lojas, marcas e produtos e outros bens?” será obtida após a análise dos questionários respondidos pelos visitantes nos estandes. O objetivo da pesquisa é descobrir o grau de influência de estrangeirismos na língua e cultura brasileira.

No fim da tarde, duas bandas formadas por alunos do ensino médio encerraram o dia, juntamente com um lanche coletivo. Pessoas da comunidade também participaram.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa