Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Envolver

“Roda de Conversas sobre o Contemporâneo” terá o primeiro encontro na próxima quinta-feira, 25

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 17h45 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 17h47

A atividade é aberta a todos os interessados e será realizada pelo Google Meet, no link https://meet.google.com/bem-iqqt-ihg . É só entrar na sala virtual e participar.

Para discutir temas da vida contemporânea associados a eventos que marcaram a experiência humana, o professor Bruno Silveira, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), está propondo uma ação no Projeto Envolver que promove o diálogo com a comunidade. A “Roda de Conversas sobre o Contemporâneo” trará para o primeiro encontro, "Revolução Haitiana", os professores Tatiana Vargas Maia (UNILASALLE/Canoas-RS) e Rafael Borges (IFG/Câmpus Goiânia), na próxima quinta-feira, 25 de junho, às 19 horas.

A ação consiste em dialogar com a comunidade sobre facetas sociais, políticas, econômicas e culturais de eventos marcantes para a sociedade. No dia 25, a discussão será em torno da Revolução Haitiana de 1971 que foi conduzida por haitianos escravizados, mas serão realizados outros encontros. “É importante dialogar com esta experiência que é tão ou mais importante que outros eventos, como a Revolução Americana de 1776 e a Revolução Francesa de 1789”, declarou o professor Bruno.

A convidada, professora doutora Tatiana Vargas Maia, da Universidade La Salle – RS, tem experiência no assunto e propõe a análise da experiência haitiana como fundamental para a ampliação da cidadania no Brasil. Especialista em História da América, o professor do Câmpus Goiânia do IFG, Rafael Borges, em sua abordagem, irá “descolonizar” a historiografia brasileira na pesquisa, livros didáticos e história pública em relação a tais acontecimentos.

No encontro, serão discutidos inicialmente aspectos fundamentais do evento. Em seguida, os debatedores irão dialogar sobre problemas contemporâneos, por meio de elementos como a cidadania, o nacionalismo e as relações internacionais. Os participantes poderão participar ao final, fazendo perguntas que deverão ser enviadas aos professores pelo chat da reunião. Os cursistas receberão certificado de duas horas complementares pela participação.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página