Monitoria

DAA disponibiliza 24 vagas para monitoria

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 18h52 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 18h26

Os interessados terão cinco dias úteis para se inscrever. Há vagas para alunos de todos os cursos

Atender e auxiliar remotamente os colegas nas atividades teóricas e práticas: esta é a função do aluno monitor.  O Departamento de Área Acadêmica (DAA) do Câmpus Formosa, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Goiás (IFG), publicou hoje dois editais que disponibilizam vagas para monitoria remunerada e não remunerada. As inscrições começam nesta segunda-feira, 14 de setembro, e terminam na sexta-feira (18).

O Edital nº18/2020 oferta 19 vagas para monitoria remunerada, distribuídas da seguinte forma: 5 vagas para alunos de Engenharia Civil; 2, para Ciências Biológicas; e 1 vaga para Ciências Sociais e para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).  Os alunos do ensino médio também podem participar desta seleção para bolsista. Os estudantes de Manutenção e Suporte em Informática podem concorrer a 5 vagas; os de Edificações têm 4 disponíveis; os alunos de Biotecnologia concorrem a 8 vagas e os de Saneamento podem participar da seleção para 7 vagas.

Pelo Edital nº18/2020 os monitores receberão bolsa no valor de R$360 reais. Mas também é possível realizar a monitoria sem remuneração. O Edital nº 17/2020 destina 5 vagas voluntárias no total, sendo 2 para Engenharia Civil e 3 para os alunos dos cursos de ensino médio, Biotecnologia, Saneamento, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática.

Requisitos

Para participar, é necessário atender a alguns requisitos um pouco diferentes entre as duas seleções. Em ambas os participantes devem estar regularmente matriculados; ter nota 6,0 ou superior na disciplina que irá concorrer à vaga; ter disponibilidade de vinte horas semanais, divididas em quatro horas diárias, para cumprir as atividades de monitoria; não se encontrar em débito com nenhum programa do IFG e não estar cumprindo suspensão. Porém, para concorrer à monitoria com bolsa, o aluno não pode acumular outra bolsa ou atividade remunerada que exija o cumprimento de horas de atividade.

Inscrições

Os alunos interessados deverão fazer sua inscrição preenchendo a ficha de inscrição (Anexo I dos editais) e enviando em PDF para o email caa.formosa@ifg.edu.br , junto com a cópia legível e atualizada do histórico escolar e da carteira de identidade. A seleção será feita pela média aritmética da nota da disciplina, do coeficiente de rendimento acadêmico e de entrevista.

O cronograma é o mesmo para as duas modalidades de monitoria.

ETAPAS

PERÍODO

Período para inscrição dos candidatos por meio do e-mail: caa.formosa@ifg.edu.br

14 a 18/9/2020

Data para publicação da lista de candidatos inscritos, com data e horário das entrevistas, na página eletrônica do Câmpus Formosa.

21/9/2020

Período para a realização das entrevistas, que serão realizadas pelo Google Meet, com a disponibilização do link de acesso a ser enviado para o e-mail institucional de cada aluno.

22 a 24/9/2020

Data para publicação do resultado preliminar do processo pelo Departamento de Áreas Acadêmicas na página eletrônica do Câmpus Formosa.

25/9/2020

Data para apresentação de recurso contra o resultado preliminar do processo. O recurso deverá ser encaminhado ao e-mail: caa.formosa@ifg.edu.br.

26 a 29/9/2020

Data para o Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus publicar o resultado final do processo seletivo de monitoria na página eletrônica do Câmpus Formosa.

Encaminhar à Pró-Reitoria de Ensino o resultado final do processo seletivo para replicação na página eletrônica principal do IFG.

30/9/2020

Envio do Termo de Compromisso assinado ao Departamento de Áreas Acadêmicas, por meio do e-mail: caa.formosa@ifg.edu.br

1º/10/2020

Início das atividades no programa de monitoria.

5/10/2020

Término das atividades no programa de monitoria

5/12/2020

Acesse aqui o Edital nº17/2020 – Monitoria Não Remunerada.

Acesse aqui o Edital nº18/2020 – Monitoria Remunerada.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa