Projeto de ensino abre vagas para interessados em acústica

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 19h35 | Última atualização em Sábado, 10 de Outubro de 2020, 11h19

O período de inscrições é de 25 de setembro a 6 de outubro e o curso será desenvolvido entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021

Você já se sentiu incomodado com o excesso de barulho externo em casa ou no trabalho? Esse problema, que ocorre na maioria das edificações do país, é objeto de estudo do novo projeto de ensino lançado pelo professor de Física, Daniel Ordine, “Introdução à Acústica”. O curso é destinado aos estudantes de bacharelado em Engenharia Civil e do técnico integrado em Edificações na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Câmpus Formosa, mas aberto a todos os estudantes do IFG.

Introdução à Acústica é uma das propostas aprovadas pelo Edital nº28/2020, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com resultado publicado hoje. De extrema importância para a saúde, segurança do trabalho e conforto ambiental, o projeto tem por objetivo suprir, mesmo que de modo introdutório, uma lacuna existente nos cursos ligados à Construção Civil do IFG: o estudo da acústica dos ambientes.

O projeto surgiu a partir da criação do grupo de pesquisa em acústica do Câmpus e será ministrado pelos próprios alunos do 5º período de Engenharia Civil, Anna Julia Rodrigues Barros, Gleissielle de Oliveira Costa, Thalía Gabrielle Ferreira de Jesus e Sebastião Teodoro de Moura Neto, sob supervisão do professor Daniel.

O curso terá a duração de 1 hora e 30 minutos, em encontros às terças-feiras, das 18h às 19h15, com tarefas na sala do ambiente virtual Moodle, com acesso no link https://moodle.ifg.edu.br/course/view.php?id=1916 . Nesse local, o aluno encontrará o link para as aulas síncronas, que serão ministradas via web-conferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisas (RNP).  Os estudos vão de conceitos de matemática e física, passando por compreensão da fisiologia do ouvido humano e seu funcionamento, normas técnicas e legislações até o estudo de materiais.

Inscrições

As inscrições para participar do projeto de ensino podem ser feitas a partir de amanhã (25) preenchendo o formulário no link https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/3a6d002c-847e-43b9-b34a-459684b614fa/inscricao . São oportunizadas 60 vagas, com prioridade aos estudantes de Engenharia Civil e Edificações. Os 60 primeiros a preencherem o formulário já estarão automaticamente inscritos.

Clique aqui para fazer a inscrição para o projeto Introdução à Acústica.

Acesse aqui a sala do projeto no ambiente virtual Moodle.

Veja aqui o resultado do Edital nº28/2020/Proen.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa