Alimentação Escolar

Cestas de alimentos do PNAE são distribuídas aos estudantes do Ensino Médio do Câmpus Formosa

Publicado: Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 19h48 | Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 19h39

Os alimentos devem ser retirados na data marcada pela Gepex, pois são perecíveis. Na próxima semana será a vez dos alunos da EJA

97 cestas de diversos gêneros alimentícios são entregues hoje no Câmpus

O primeiro caminhão do ano carregado com 97 cestas de alimentos adquiridas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal chegou esta manhã ao Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). As cestas são destinadas aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em tempo integral e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A distribuição está sendo realizada por escalonamento, pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex). Hoje os estudantes dos cursos Técnico Integrado em Saneamento e Técnico Integrado em Biotecnologia foram ao Câmpus para receber a primeira remessa da cesta de alimentos, já que a entrega foi dividida em dois dias.

97 cestas são distribuídas hoje, no Câmpus
Alunos dos cursos de Biotecnologia e Saneamento receberam hoje primeira remessa de cesta de alimentos

As entregas são feitas às quartas-feiras, até 8 de fevereiro, com a apresentação de documento de identificação. Na próxima semana será a vez dos estudantes da EJA, das 10h às 19 horas. No dia 1º de fevereiro, os alunos de Saneamento e Biotecnologia retornam ao Câmpus para buscarem a segunda remessa, e no dia 8 de fevereiro, a EJA estará resgatando a segunda parte da cesta.

As cestas são compostas por abóbora madura, batata doce, banana prata, cenoura, mamão, mandioca, maracujá, milho e melancia. Os alimentos são fornecidos pela Cooperativa Mista de Agricultores Familiares Assentados de Brasília (COOPABRA), participante vencedora da Chamada Pública nº 11/2021/PROEX/IFG, constituída por mais de 80 pequenos produtores associados que atuam nas regiões de Formosa, Flores de Goiás e Brazlândia/DF.

Alimentos adquiridos com recursos do Pnae
Alimentos adquiridos com recursos do PNAE

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece alimentação escolar aos estudantes da educação básica pública. O repasse de valores financeiros é feito a estados, municípios e escolas federais, em dez parcelas mensais, para suplementar a alimentação oferecida nas escolas durante 200 dias letivos.

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% dos recursos sejam utilizados na aquisição direta de alimentos provenientes da agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento sustentável. A suspensão das atividades acadêmicas presenciais permitiu a flexibilização da legislação para a entrega dos alimentos ao aluno para consumo fora da Instituição. O Câmpus Formosa realiza a distribuição de alimentos desde o ano passado.

Mais informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar podem ser obtidas na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa