Orientação Profissional

“A escolha da profissão não é o fim da linha”

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2017, 18h20 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 08h26

Supervisora e uma das autoras do Projeto Clínica Ampliada, a psicóloga Fernanda Pimentel deu início ao Projeto Clínica Ampliada, que leva orientação profissional e autoconhecimento aos alunos de ensino médio

Grupo de alunos recebe orientação profissional com audição, diálogos e dinâmicas

Carreira, futuro, Enem, profissão, expectativas, escolhas, ansiedade e dúvidas são apenas alguns dos inúmeros temas a serem debatidos nos cinco encontros previstos do projeto Clínica Ampliada, desenvolvido pela equipe da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), realizado no Bloco Tecnológico do Câmpus, às segundas e sextas-feiras, com alunos do ensino médio.

O objetivo do projeto é possibilitar aos adolescentes a discussão sobre fatores que influenciam as escolhas profissionais, levando em consideração a realidade socioeconômica, as suas habilidades e perspectivas.  No primeiro encontro, realizado ontem, pela psicóloga Fernanda Miranda; pelo intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Lucas Nogueira Xavier; e por alunos do curso de Psicologia do Instituto de Ensino Superior de Goiás (IESGO), o foco foi autoconhecimento e perfil profissional. Os estudantes participaram de dinâmicas que os levaram a refletir sobre fatores relevantes para a escolha da profissão e discutiram possíveis cursos, de acordo com suas preferências.

Os encontros semanais são construídos com três turmas de dez estudantes de ensino médio do Câmpus Formosa. As turmas participam nos horários de segunda-feira, das 12h às 13 horas; e de sexta-feira, das 12h às 13 horas e das 13h às 14 horas. Fernanda relata a surpresa diante da alta procura: “Em menos de uma hora já estávamos com as vagas preenchidas”. Para garantir a participação dos muitos interessados, a CAE abrirá, após o término desta edição, novos encontros e organizou os interessados em listas de espera. “Acredito que a grande motivação para participar está no fato de que, à medida que o ensino médio avança para sua conclusão, a urgência de fazer escolhas se intensifica”, analisa.

“A escolha da profissão não é o fim da linha. É só a primeira das muitas escolhas que a vida adulta vai exigir”, explica Fernanda.

Esta primeira edição da Clínica Ampliada é fruto de um projeto piloto que será cadastrado como projeto de pesquisa na Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus.  A Clínica é realizada pelo IFG com a colaboração da Iesgo. O IFG participa com a cessão do espaço de aprendizagem e com a orientação do trabalho pelos servidores da CAE, e a Faculdade Iesgo disponibiliza alunos do curso de Psicologia para aplicar técnicas, questionários, testes psicológicos e construir relatórios sobre cada participante.

Turma 1

Turma 2

Turma 3

1º Encontro

2º Encontro

3º Encontro

4º Encontro

5º Encontro

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa.