Atividades do Projeto Cientistas Formosas terão início nesta sexta-feira, 21

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 14h40 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 15h29

Projeto deseja incentivar o interesse de meninas e meninos pela ciência

Será iniciado oficialmente na tarde desta sexta-feira, 21 de outubro, o projeto de extensão Cientistas Formosas. O Câmpus Formosa vai receber alunas e alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Izabel Christina de Sousa Ortiz, CEPI Helena Nasser e Escola Estadual Leônidas Ribeiro Magalhães.

Projeto Cientistas Formosas começa nesta sexta-feira, 21Nesta sexta-feira, os presentes assistirão à palestra "Mulheres no Agro: desafios e oportunidades", apresentada por Natália de Carvalho Tabet Gomes e Bárbara Naves Carvalho, ambas diretoras do Laboratório Germinax, que realiza análises de sementes, localizado na cidade de Formosa. Para completar, estudantes do IFG farão uma apresentação musical, organizada pela professora Rosa Barros.

De acordo com a coordenadora do Programa, Adriana Martini Martins, estão previstas no desenvolvimento do projeto algumas atividades que serão abertas à comunidade externa, como a palestra desta sexta-feira. Entretanto, há ações restritas ao grupo que participará do programa.

Durante a execução, às sextas-feiras, serão ofertadas diversas atividades, como oficinas de escrita, de construção de casinhas, de lunetas e de Canva; atividades em laboratório; cine-debates; rodas de conversa com professoras de ciências do IFG; visitas técnicas; palestras com mulheres cientistas e participação em eventos científicos da região. As atividades serão desenvolvidas tanto nas escolas quanto no IFG.

Mudanças

"A expectativa é que a gente consiga despertar o interesse das meninas e meninos por ciências, que elas e eles conheçam mulheres cientistas que desenvolveram trabalhos importantes, principalmente aquelas que trabalham aqui no IFG e na cidade, trazer a comunidade externa para conhecer o IFG, os cursos que ofertamos e a ciência que fazemos por aqui", justificou a coordenadora Adriana Martini Martins.

O projeto Cientistas Formosas, que se transformou em um programa do IFG/Câmpus Formosa, ocorre desde 2019. Na época, participaram 30 estudantes do Colégio Estadual Maria Angélica. Contando com uma experiência de mais de três anos, a equipe ampliou o projeto para três escolas simultaneamente.

Para isso, foram organizados três módulos temáticos: Ciências, Biotecnologia e Infraestrutura. "Dessa forma, em cada semestre, um módulo temático acontece em cada escola. Ao final dos três semestres de vigência do projeto, as três escolas terão participado de todos", explica a coordenadora. " Também está previsto um curso de formação com os professores e professoras das escolas sobre gênero e educação, a ser ofertado no primeiro semestre de 2024", completou.

O projeto foi aprovado no Edital nº 02/2022 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e contemplado com bolsas para estudantes do ensino médio e superior do IFG, que irão atuar como monitoras ou palestrantes. Segundo Adriana, além de incentivar o interesse de meninas pela ciência, o grupo pretende ainda "ter uma aproximação maior com as escolas e o corpo docente, para ofertar atividades que sejam significativas também para os professores e professoras, aproveitando ações que já são feitas lá". Além disso, o projeto também conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), pela Chamada Pública nº 5/2022/CNPq/MCTI/FNDCT.

Veja abaixo a relação de servidores e estudantes que compõem a equipe:

SERVIDORES
Adriana Martini Martins
Patricia de Castilhos
Diego Alves Rodrigues
Marina Conceicão dos Santos Moreira
Murilo Teles Domingues
Bruno Quirino Leal
Kaithy das Chagas Oliveira
Laryssa Lopes dos Anjos
Ana Paula Melo Saraiva Vieira
Karen Cristina Costa do Nascimento