INTEGRAÇÂO

Conhecendo o IFG recebe estudantes e educadores de 13 escolas da região

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 20h22 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 10h27

Evento contou com mais de mil estudantes do Câmpus Formosa e demais instituições de ensino

Saguão do Câmpus reúne escolas municipais, estaduais e distritais

Treze escolas participantes das redes públicas municipal, estadual e distrital; 850 estudantes visitantes acompanhados dos educadores; cerca de 170 monitores; 20 atividades/salas temáticas: esses são os números do Conhecendo o IFG 2022, realizado nos três turnos da última terça-feira, 22 de novembro, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás.

Quando os seis ônibus começaram a chegar pela manhã conduzindo as instituições de ensino visitantes, monitores e professores do Câmpus já estavam preparados para recebê-las, coordenados pelas professoras Milene Galvão Bueno e Karen Cristina Costa do Nascimento. As escolas foram recepcionadas com kits de boas-vindas e encaminhadas ao Teatro Guaiá, onde, juntas, assistiram ao vídeo institucional do IFG. Elas também apreciaram apresentações musicais da banda Os Jaguaras, do Câmpus, e do servidor técnico-administrativo, Amado Rodrigues.

Em grupos menores, as escolas foram divididas e convidadas a conhecer o espaço. As salas temáticas foram produzidas por professores e alunos, a exemplo da Sala das Linguagens, de organização das professoras Ana Paula Vieira e Regiane Costa; Residência Pedagógica e Iniciação à Docência, dos professores Patrícia de Castilhos e Leandro Goulart; e Conhecendo o Curso de Ciências Sociais, do professor Bruno Abner.

No pátio, a exposição das catapultas produzidas pelos cursistas do Câmpus Formosa para a Competição de Catapultas, realizada no último sábado, trouxeram animação e vontade de conhecer mais. Estudante autista, surdo, cadeirante e com deficiência visual foram também à Sala de Libras, da professora Milene.

Os laboratórios, que atiçam a curiosidade e se tornam tão desejados por crianças e adolescentes, deram um "gostinho" do que se faz no IFG: ciência. O estudante da primeira série do curso Técnico Integrado em Saneamento em Tempo Integral, Cairo Henrique Vaz Cotrim, foi o apresentador do Laboratório de Física, recebendo estudantes de diversas escolas nos turnos matutino e vespertino.

O estudante Cairo faz experiências de física
 Aluno de Saneamento faz experiências de física

Cairo fez demonstrações com gerador eletrostático, ondas de água, penumbra, calor transmitido por irradiação de lâmpada, geração de imagens com lupa e refração da luz. Ele disse acreditar na força do projeto Conhecendo o IFG na comunidade. "A gente está aqui disseminando o conhecimento para toda a cidade. Estamos tendo um impacto municipal", analisou.

Estudantes do CPM Domingos de Oliveira, no Laboratório de Microscopia
 Estudantes do CPMG Domingos de Oliveira, no Laboratório de Microscopia

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio recebram informações sobre vacinas, doenças autoimunes e transplantes no minicurso Desbravando a Imunologia, que a professora Patrícia ofertou no Laboratório de Microscopia. Os visitantes puderam também "espiar" as lâminas dos microscópios preparadas especialmente para eles.

Dia de Conhecendo o IFG não é moleza para quem trabalha no evento. O estudante da primeira série do curso Técnico Integrado em Biotecnologia, Vitor Manoel Novaes Anjos, atuou como monitor de alunos do CEPI Americano do Brasil e do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, da Rede Distrital de Educação, circulando por tantas atividades quanto o tempo permitiu."Gostei bastante do Conhecendo o IFG. Acho que é um dos melhores eventos que têm aqui no IF". Para ele, trabalhar no Conhecendo foi gratificante, porque "você vê que conseguiu orientar os alunos direitinho e que você fez com que eles gostassem aqui do IF".

A Comissão Organizadora ressalta que eventos como esse requerem apoio financeiro para serem realizados e ressaltou a importância do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na execução do trabalho. "Cabe lembrar que foi muito importante o apoio do CNPq para o evento. Sem ele, isso não seria possível". O CNPq e o IFG, por meio de editais destinados a atividades de ciência e tecnologia, pelos quais o projeto submetido pelo professor Daniel Ordine foi contemplado, destinaram recursos financeiros para o evento, como um todo. "Esses editais conseguem fomentar a realização dos experimentos, que requerem aquisição de materiais para serem realizados", explicou Karen. "É bom lembrar que sem esses recursos não seria possível, por exemplo, propiciar o transporte dos estudantes de escolas da Zona Rural, nem contar com bolsistas do ensino médio e do superior", completou.

Para a realização do evento, a colaboração de toda a comunidade acadêmica não pode faltar. "É muito importante a participação dos alunos como monitores, dos professores com a criação das salas temáticas, na abertura dos laboratórios, dos alunos e servidores com as apresentaçãoes musicais. Todos são muito importantes", declarou Karen.

O evento foi encerrado à noite, com a visita das escolas da Educação para Jovens e Adultos (EJA): Escola Municipal Professor Joaquim Moreira, E. M. Maria Lícia Trindade e E. M. Professora Auta Vidal.

Veja álbum de fotos do Conhecendo o IFG na página do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa no Facebook.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa