MATRÍCULA

Renovação de matrículas começam no dia 9 de fevereiro

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 11h27 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 18h02

Todos os estudantes veteranos deverão renovar sua matrícula por meio do Q-Acadêmico

Para continuar estudando em 2023 no Instituto Federal de Goiás (IFG) é necessário que os alunos e alunas façam a renovação da matrícula. A Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (CAAAE) do Câmpus Formosa abrirá o período de renovação de matrículas online dia 9 de fevereiro, durante as férias acadêmicas, para todos os cursos do IFG.

Cursos técnicos de ensino médio, de graduação e de pós-graduação presenciais terão a Etapa Obrigatória, de 9 a 13 de fevereiro. A renovação deverá ser feita pelo sistema Q-Acadêmico Web do IFG. Aprovados, reprovados e  que ainda possuam disciplinas da matriz curricular para cursar, e em dependência devem passar por essa etapa.

Na Etapa Obrigatória, é só acessar, no período disponível, o endereço http://academicoweb.ifg.edu.br/  e clicar na opção “Renovação de Matrícula”. É preciso que a senha de acesso ao sistema esteja ativada. Para os estudantes que estão concluindo o curso de especialização e que só falta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a renovação será automática.

Cursos superiores

Já os estudantes de graduação, além da Pré-Matrícula, terão mais duas etapas de Pedido de Disciplinas. Na 1ª Etapa, que será entre 15 e 19 de fevereiro, o aluno deve acessar o Q-Acadêmico e escolher as disciplinas que deseja cursar, clicando em “Pedidos de Matrícula”. Ele poderá escolher aquelas que desejar, mas não terá garantia de que conseguirá vaga em todas as disciplinas, pois isso depende de vários fatores, como requisitos do curso e limite de vagas.

Por isso, haverá a 2ª Etapa de Pedido de Disciplinas. Após saber se conseguiu ou não matricular-se em todas as disciplinas, no dia 20 de fevereiro, o estudante terá entre 21 e 23 de fevereiro para escolher disciplinas que ainda ofertam vagas, se necessário. Dúvidas devem ser enviadas para apoioaoensino.fsa@ifg.edu.br .

Alunos dos cursos superiores que desejam trancar a matrícula, também precisarão fazer a renovação e depois solicitar o trancamento, por meio do preenchimento e envio de formulário específico, disponibilizado no Q-Acadêmico, para a coordenação do seu curso.

MODALIDADE DO CURSO

ETAPA

Cursos de Ensino Médio

Cursos de Graduação

1ª Etapa: Escolha de Disciplinas

Aceite

2ª Etapa: Escolha de Disciplinas

Aceite

15 a 19/2

21 a 23/2

Curso de Pós-Graduação

9 a 13/2

Acesse aqui todas as orientações da CAAAE para a renovação da matrícula nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Acesse aqui todas as orientações para renovar a matrícula nos cursos de graduação.

Acesse aqui todas as orientações para a pós-graduação.

Entre por aqui no sistema Q-Acadêmico Web.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa