LANÇAMENTO

Editora IFG vai lançar dez publicações em setembro

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 09h50 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 16h32

Na ocasião será realizada também a exposição Memória publicada: 70 anos de produção editorial no IFG (1947-2017)

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai lançar no dia 1º de sembro, às 18h30, dez livros pela Editora IFG. Haverá sessão de autógrafos com os autores e disponibilização para que os presentes adquiram os livros. O evento ocorrerá no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

As publicações, segundo a coordenadora da Editora, professora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, incluem dois livros resultantes de dissertações e teses e que integram a Coleção Atheneus; dois títulos da série Em.formação: cadernos de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, com os melhores relatórios de iniciação científica da Instituição; um título da série Cognoscere: cadernos temáticos de pesquisa do IFG; dois títulos relacionados a projetos de extensão do IFG; um título produzido em coedição com a Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte; e os dois primeiros números da Tecnia - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG, em versão impressa.

A produção das obras envolveu a participação de aproximadamente 170 autores, incluindo servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de todos os níveis de ensino do IFG, bem como pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do país.

“Este lançamento representa um momento de consolidação da Editora IFG e reafirma a importância da produção editorial para a Instituição. A diversidade das obras, tanto em relação à autoria quanto à matéria de que tratam, demonstra que, embora esteja vinculada à pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, e, por meio dela, à Reitoria, a Editora se empenha em atender igualmente a todas as demandas da Instituição, buscando, dessa forma, materializar-se como difusora do conhecimento acadêmico e técnico-científico, da cultura e da arte, tendo em vista o cumprimento de sua função social educativa na configuração múltipla do IFG”, finaliza Vanderleida.

Obras que serão lançadas:

Coleção Atheneus:

1) Martin Buber e o sentido da educação, da professora Gizele Parreira - IFG/Câmpus Goiânia;

2) A identidade da América Latina: o projeto intelectual de Leopoldo Zea, do professor Luciano dos Santos - IFG/Câmpus Inhumas;

Série Em.formação: caderno de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG:

3) Destaques 2013/2014, que inclui dois textos de alunos premiados pelo CNPq;

4) Destaques 2014/2015;

Série Cognoscere: cadernos temáticos de pesquisa do IFG:

5) Ensino de Ciências e Matemática: do mundo das ideias à sala de aula, com organização dos professores Luciane Lima de Assis Pires, Marta João Francisco Silva Souza e Rodrigo Claudino Diogo - IFG/Câmpus Jataí;

Títulos relacionados a projetos de extensão do IFG:

6) Tradições da terra: memórias, sonhos e desafios das comunidades quilombolas do Cerrado Goiano, catálogo fotográfico com trechos de depoimentos de representantes das comunidades quilombolas de Goiás;

7) Encontros no encontro: apenas em e-book;

Tecnia: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG, em versão impressa, editorados pelo professor Aladir Ferreira da Silva Júnior - IFG/Câmpus Jataí:

8) Volume 1, número 1, de janeiro a junho de 2016;

9) Volume 1, número 2, de julho a dezembro de 2016;

Título produzido em coedição com a Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte:

10) Dialogar é preciso: estudos e experiências interdisciplinares na escola, organizado pelo professor Renato Araújo Teixeira, com texto de professores do IFG/Câmpus Inhumas.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.