Entra em funcionamento o repositório institucional do Câmpus Formosa

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 18h34 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 17h48

O lançamento das obras na página está sendo feito há cerca de dois meses

Página de acesso ao Repositório Institucional do Câmpus Formosa

Por iniciativa de servidores da Biblioteca do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), entrou em funcionamento o Repositório Institucional (RI), que permite o acesso online aos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de alunos de graduação e dissertações e teses de servidores do Câmpus Formosa. O repositório entrou em vigor no dia 13 de setembro e está disponível na página da Biblioteca no sítio do IFG/Câmpus Formosa, na aba “Repositório de TCC”.

Segundo o idealizador do repositório, o bibliotecário Frederico Borges Machado, a ideia surgiu durante a primeira gestão do professor Murilo de Assis Silva, para criar uma memória institucional, facilitar o acesso às pesquisas, divulgar os trabalhos acadêmicos de alunos e servidores e fomentar o aprimoramento dos trabalhos científicos produzidos na instituição.

Este sistema já é utilizado em universidades federais, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). “Por ser uma instituição recente, percebemos algumas necessidades no Câmpus, dentre elas o repositório, que já existia em outras instituições de ensino”, explica o bibliotecário.

Antes da criação do sistema online, o acesso aos TCCs restringia-se ao empréstimo de trabalhos impressos, o que trazia limitações e empecilhos, como a necessidade de ir à biblioteca para acessar a pesquisa e o fato de apenas um ou dois alunos terem acesso por vez.  “Os alunos reclamavam em relação à dificuldade de estarem presentes fisicamente para retirar um exemplar”, relata Frederico. Além disso, também havia restrições da quantidade de obras para empréstimo por estudante, limitações nos prazos e possíveis multas.

Frederico apontou o novo portal do IFG como facilitador da construção do repositório. “Quando surgiu este novo modelo de portal, ele se apresentou como uma ferramenta mais adequada para transformar o desejo do projeto numa realidade, visto que era fácil o manuseio”, explicou.

Na aba do repositório já estão disponibilizados TCCs do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, primeiro curso superior do Câmpus Formosa; artigos e teses ainda estão sendo lançados. Os trabalhos estão dispostos em ordem alfabética, pelo último nome do autor e já aparecem com a referência bibliográfica para citação em outros trabalhos.

O espaço também é importante para que a comunidade conheça as pesquisas que vêm sendo produzidas pelos servidores do Câmpus.  “Tenho expectativa de que isso possa provocar na comunidade uma reflexão sobre os trabalhos científicos aqui produzidos, sua qualidade e disseminação”, finalizou.

Acesse aqui a página da Biblioteca do Câmpus.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa