Alunos do Câmpus apresentam filmes no festival Curta o Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 18h40 | Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 21h42

Filmes premiados tratam da degradação de recursos hídricos de Formosa e da descoberta de um antídoto para praga em plantação

Alunos vencedores e organizadores do Festival se reúnem para foto oficial

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Biológicas do Cerrado (NEPBio-Cerrado), o setor de Comunicação Social e o professor Lemuel Gandara promoveram, no último sábado, 20 de janeiro, o Festival Curta o Meio Ambiente, com a apresentação dos filmes participantes do festival de curtas-metragens no Teatro Guaiá, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás.

O concurso foi lançado em outubro do ano passado com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre meio-ambiente e refletir sobre cinema e o formato curta-metragem.  Os filmes foram produzidos por alunos do Câmpus, após participarem de duas oficinas ministradas pelo servidor técnico em audiovisual, Vinicius Martins Sousa, e pelo professor de Literatura e doutorando em Cinema, Lemuel Gandara, nos dias 25 de outubro e 13 de janeiro. Os participantes receberam informações sobre a história do cinema, técnicas cinematográficas, elaboração de roteiro e edição. As premiações foram realizadas neste sábado, 20, e também a votação do júri popular.

Dos três filmes participantes, dois filmes foram premiados. O vencedor pelo júri técnico foi escolhido na sexta-feira pelos professores Adriano Darosci , Ariane Bocaletto Frare, Lemuel Gandara, Fernanda Duarte, Marcos Schliewe e pelo servidor Vinícius Martins. O documentário Fostes. Serás formosa?, da equipe Apocalipse, formada pelos alunos de Biotecnologia, Camila Xavier da Costa, José Henrique Cavalcante Martins, Karine Mendes de Almeida, Felipe Pereira de Oliveira e Leonardo Donato Furtado Neto, venceu pelo júri  técnico e levou o Troféu Cambacica.

Os alunos vencedores representam as três modalidades de ensino do Câmpus Formosa, ensino médio regular, ensino médio EJA e superior

Fostes. Serás formosa? aborda os recursos hídricos de Formosa, apresentando a poluição ambiental, com visitas a Áreas de Preservação Ambiental, como a Lagoa Feia, Mata da Bica e Córrego Josefa Gomes.  “Ficamos surpresos porque, ao fazer a pesquisa, descobrimos uma realidade desconhecida”, relata José Henrique. O aluno afirma, juntamente com os colegas, que elaborar o roteiro é o ponto mais difícil do projeto. “Tivemos que pesquisar muito. Tínhamos muita informação e queríamos usar todas elas. Precisamos reduzir o roteiro e focar num ponto específico “, explica José Henrique.

No sábado, o filme eleito pela plateia foi a ficção Enigmas da Natureza, da equipe Aurora Boreal, formada pelos alunos Pablo Henrique, do Ensino Médio em Edificações; Eduardo Ricardo, Camila Amaral, Ana Carolina Amaral e José Araújo Neto, de Ciências Biológicas. O grupo ficou com o Troféu Rapina e todos receberam medalhas e certificados. O enredo da ficção é traçado com base em um enigma deixado pelo avô ao neto que leva à descoberta de um antídoto para uma praga que assola as plantações.

Os organizadores do Festival Curta o Meio Ambiente pretendem fazer outra edição neste ano, com data próxima à Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Formosa. “Ficamos muito satisfeitos com o interesse e o empenho dos participantes. A data escolhida não favoreceu, mas quem participou saiu com mais informações sobre cinema e produção de filmes”, declarou o técnico em audiovisual do Câmpus, Vinicius Martins.

O filme Fostes. Serás formosa? está disponível no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=-Dvy3rrmZlc&feature=youtu.be. Enigmas da Natureza e Contrastes, do aluno Eliano Ferreira Chagas, serão em breve disponibilizados no site do Youtube pelos autores.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa