Honestidade é tema em concurso de redação do Governo Federal

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018, 08h51

As inscrições devem ser feitas até 30 de junho com as professoras coordenadoras

Os estudantes do Ensino Médio do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) têm a oportunidade neste mês de junho de participar do 10º Concurso de Desenho e Redação, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), com o tema Ser honesto é legal!. A etapa local está sendo organizada pelas professoras Ana Paula Melo Saraiva Vieira, Daniele Gonçalves Dias, Gláucia Mendes da Silva, Samara de Souza Fernandes e Tássia Gabriela Delgado da Silva.

Segundo as organizadoras do concurso, o objetivo “é envolver a comunidade acadêmica, promovendo a participação institucional, que tem como tema a honestidade”. O concurso conta com duas etapas, a local e a nacional, e podem participar estudantes do ensino médio integral e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A equipe organizadora da etapa local terá de escolher a melhor redação nas categorias 1º ano do Ensino Médio, 2º ano, 3º ano e EJA para representar o IFG/Câmpus Formosa na etapa nacional, entretanto, para premiação local, escolherá as três melhores de cada categoria na etapa do Câmpus.

Inscrições

Para participar, os interessados deverão procurar as professoras que coordenam a etapa local e efetivar sua inscrição. A comissão organizadora receberá, no máximo, 60 inscrições. A redação deverá ser entregue na forma manuscrita, no formulário do concurso, disponibilizado pelas professoras no ato da inscrição. O prazo final para a submissão da redação é 11 de julho.

O resultado da etapa no Câmpus Formosa será divulgado até 11 de agosto, em ocasião a ser definida pela Comissão organizadora. Todos os classificados receberão kits escolares, no entanto apenas os primeiros lugares serão premiados com um vale-livro no valor de 50 reais para utilizar em livrarias da cidade.

Pré-requisitos

Para a redação ser corrigida pela banca, será necessário seguir algumas orientações, como ser redigida pelo próprio estudante, de preferência com o professor em sala de aula; ser entregue em formulário próprio; abordar o tema proposto; ser inédito, original, legível e produzido individualmente e conter de 20 a 30 linhas. O aluno terá a opção de escolher um entre os três gêneros oferecidos para compor sua redação: dissertativo, argumentativo ou narrativo em prosa.

ETAPA

Divulgação do concurso

11 a 15 de junho

Inscrições

13 a 30 de junho

Entrega das redações à Comissão

Até o dia 11 de julho

Correção das redações pela Banca

12 a 16 de julho

Divulgação do resultado final

Até 11 de agosto

Submissão das redações classificadas em 1o

lugar à CGU

Até 31 de agosto

Os estudantes que se inscreverem, participarem de todas as atividades motivadoras, dentre elas, exibição de filmes, rodas de conversa, debates, leitura e estudos dirigidos, e entregarem a redações dentro das normas estipuladas, receberão declaração de participação com 10 horas para fins de contabilização nas horas atividades curriculares previstas nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC).

Acesse aqui as Normas da Etapa Local, com cronograma e outras orientações.

Acesse aqui o Formulário para entrega da redação.

Acesse o Edital nº 08/2018, da CGU.

Acesse a página do Concurso da CGU.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa