Duas palestras dividem a abertura do I Simpósio de Meio Ambiente

Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 17h31 | Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018, 08h51

As palestras Conhecendo os grandes mamíferos do DF e Entorno e o Fórum Permanente de Meio Ambiente foram apresentadas simultaneamente.

O meio ambiente é tema desta semana no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). Na noite de ontem, no Teatro Guaiá, a abertura do I Simpósio de Meio Ambiente contou com a participação da gerente de Administração, Cláudia Helena Goulart, da presidente da Comissão Organizadora do evento, Nayara Luiz Pires; do professor de Engenharia Civil, João Tavares e também com o vice-prefeito de Formosa, Gustavo Marques, e o superintendente de Meio Ambiente do município, Ian Thomé.

A coordenadora do evento relatou o empenho da equipe organizadora. “Nos empenhamos bastante para desenvolver essa programação, que está bem diversificada”, disse a técnica de laboratório Nayara. Na programação estão inseridas oficinas e palestras em diferentes áreas, envolvendo a temática, como as ocorridas na tarde de ontem, “Poesia do Meio Ambiente”, e “Fototécnica do meio ambiente”.

O professor de Engenharia Civil, João Tavares, falou da importância do investimento em tecnologia no país e de órgãos governamentais que têm desenvolvido trabalhos de excelência, como o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, São Paulo, mencionado pelo professor João. O órgão desenvolve o satélite Amazônia I em parceria com a China. As imagens obtidas pelo satélite serão utilizadas para monitorar o desmatamento principalmente na região da Amazônia. “Com esse desenvolvimento de tecnologia, o país se torna capaz de desenvolver outros tipos de tecnologia”, afirmou.

O trabalho realizado no Câmpus e as parcerias com outros órgãos governamentais e instituições também foram lembrados. O vice-prefeito municipal, Gustavo Marques, reafirmou o desejo de manter e intensificar a parceria da Prefeitura Municipal com o IFG. “Queremos começar mais estudos e experimentos juntos. Hoje temos o Plano de Arborização, fazendo o replantio das árvores em toda a cidade”, citou. Ontem, o Câmpus também fez uma ação de plantio de mudas no Câmpus Formosa no período vespertino, lembrada pelo vice-prefeito. “Algumas doações de mudas contemplam hoje este evento”, afirmou.

A gerente de Administração, Claudia Helena, representando a Direção-Geral, a Chefia de Área Acadêmica e a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), reconheceu a importância do Simpósio. “Esperamos que o conhecimento hoje seja levado também à comunidade externa. É isso que queremos: produzir conhecimento e levar a outros”, explicou.

Peça teatral

Momento descontraído, a peça teatral “O que eu faço com meu lixo?”, organizada pela professora Caroline Iost, na disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, divertiu a todos com situações do cotidiano, que ilustram a utilização do lixo pela população. Alunos do segundo ano do curso técnico Integrado ao Ensino Médio em Saneamento levaram leveza e comicidade à temática.

Palestras

Após o coffee break, duas palestras foram apresentadas na noite, simultaneamente. Na sala S506 foi realizada a palestra Fórum Permanente de Meio Ambiente, com o coordenador-geral do Fórum, Maurélio Moreira de Araújo. A outra, Conhecendo os grandes mamíferos do DF e Entorno, no teatro Guaiá, foi ministrada pelo biólogo Fábio Hudson Souza Soares, do projeto Brasília é o Bicho.

Fábio apresentou vídeos produzidos com o objetivo de mostrar alguns trabalhos em campo dos biólogos da instituição Brasília é o Bicho, e a fauna encontrada nos locais do DF e Entorno –  como Formosa, Planaltina de Goiás e Águas Emendadas. Além disso, os vídeos também tinham o intuito de registrar a presença de animais ameaçados de extinção, como onça-pintada, tamanduá-bandeira, lobo-guará e outros, como o cachorro do mato, a jaguatirica e porco do mato.

Apesar de criadores de gado da região exterminarem a onça-pintada, já que aparece em suas terras para se alimentar do rebanho, a preservação e a comunhão do ambiente são apostas para o convívio entre o homem e os animais. “Devemos aprender a conviver com estes animais, protegendo-se da maneira correta”, afirmou Fabio.

Veja fotos na página do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa no Facebook.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa