SECITEC 2018

3ª edição da Secitec reúne programação repleta de atividades gratuitas para comunidade

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 09h56 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 15h01

Dia C da Ciência, 3ª Semana da Química e 9ª Semana da Matemática também integram o evento

cartaz da 3ª edição da Secitec do Câmpus Goiânia

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza a 3ª edição da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec). O evento, destinado às comunidades interna e externa à instituição, apresenta programação com mais de 100 atividades gratuitas, que ocorrerão concomitantemente no Câmpus Goiânia.  A programação do evento já está disponível, porém, as inscrições nas oficinas e minicursos ainda não estão abertas.

Os interessados podem conferir a programação completa pelo site da 3ª Secitec do Câmpus Goiânia

Neste ano, a Secitec do Câmpus Goiânia apresenta como tema: “Ciência para Redução das Desigualdades”, que está alinhado ao mote da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O tema principal da Semana será assunto da palestra de abertura do evento, no dia 25 de outubro, a partir das 8h30, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.

Passeios pelos monumentos Art Déco

Antes da abertura oficial da Semana, ainda no dia 24 de outubro, no Feriado Municipal de Aniversário de Goiânia, haverá atividades da Secitec no câmpus, com o Passeio MotoDéco, um tour com motociclistas pelos 18 monumentos tombados como patrimônio Art Déco pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), sendo que o IFG – Câmpus Goiânia é um desses edifícios públicos tombados. Os motociclistas partirão do Lago das Rosas até chegar ao IFG – Câmpus Goiânia, e o percurso ocorrerá das 8h30 às 11 horas.

Quem tiver uma bicicleta pode participar também do Passeio BikeDéco, que partirá do Lago das Rosas, no setor Oeste em Goiânia, e percorrerá o trajeto de edifícios tombados como patrimônio Art Déco, finalizando no IFG – Câmpus Goiânia. O passeio de bicicleta será realizado também no dia 24 de outubro, das 8h30 às 11 horas.

Para participar dos passeios, a inscrição será feita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que deve ser feita na tenda da Coordenação da Secitec, no Câmpus Goiânia, entre os dias 22 e 23 de outubro. Os passeios têm o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT), Polícia Militar, da Goiânia Bike Déco, da OnyGO Passeios Turísticos e da Tork.

Todos os participantes dos passeios vão receber um kit personalizado da Secitec. Aqueles que não forem percorrer o passeio e desejarem o kit também poderão solicitar,  para isso, basta realizar a doação de alimentos no prazo estipulado.

Atividades para toda a comunidade

Na programação da Secitec do Câmpus Goiânia, estão previstas atividades voltadas a aproximar a comunidade ao IFG - Câmpus Goiânia. Serão promovidos oficinas, minicursos, exposições, palestras, comunicações científicas e apresentações culturais gratuitas com grupos artísticos da casa

Dentre a programação, algumas oficinas irão fazer o público aplicar os conhecimentos teóricos por meio de práticas simples voltadas ao dia a dia. Entre esses exemplos, no dia 25 de outubro, terão oficinas: Produção de sabão e sabonete, produção de álcool em gel, sabão caseiro sustentável  e muito mais. Haverá também minicursos nas mais diversas áreas do conhecimento, para quem deseja se capacitar.

O evento conta com apoio da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Confira mais informações no site da 3ª Secitec do IFG - Câmpus Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia