Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Secitec 2018

Programação da 3ª Secitec do Câmpus Goiânia começa amanhã, 24

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 12h10 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h53

Serão quatro dias de evento dedicados à Ciência e à aproximação da comunidade ao IFG – Câmpus Goiânia

Palestra de abertura da 3ª Secitec do Câmpus Goiânia será no dia 25 de outubro, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.
Palestra de abertura da 3ª Secitec do Câmpus Goiânia será no dia 25 de outubro, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

A partir desta quarta-feira, 24 de outubro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) dá início a programação da 3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec). Na abertura do evento, no dia 24, será realizado o passeio BikeDéco e MotoDéco, a partir das 8h30, saindo do Lago das Rosas até chegar ao IFG – Câmpus Goiânia. O passeio integra o calendário de eventos em comemoração ao Aniversário de 85 anos de Goiânia. A Secitec ocorrerá de 24 a 27 de outubro no câmpus. Na programação, serão mais de 100 atividades científicas, educativas e culturais oferecidas gratuitamente à comunidade interna e externa ao IFG.

Inscrições e a programação da 3ª Secitec do IFG – Câmpus Goiânia estão disponíveis na página do evento.

 

Para o passeio BikeDéco e MotoDéco ainda há vagas. Os interessados devem efetuar a inscrição na página da 3ª Secitec e doar 1 quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue na tenda da secretaria do evento no câmpus. São 200 vagas para o passeio, sendo 100 para o BikeDéco e 100 para o MotoDéco. Os participantes do passeio receberão, no dia 24, kits personalizados com bolsa, camiseta, squeeze e muito mais.

O passeio BikeDéco e MotoDéco terá um trajeto de cerca de 7 quilômetros pelos monumentos pertencentes ao acervo arquitetônico Art Déco de Goiânia. O circuito iniciará no Lago das Rosas, no setor Oeste. Os ciclistas e motociclistas farão uma parada no Teatro Goiânia. Na sequência do trajeto, serão visitados o Grande Hotel, a Torre do Relógio, o Coreto e a Praça Cívica. Na praça, serão contemplados a Chefatura de Polícia, o Fórum e Tribunal de Justiça, o Palácio das Esmeraldas, as Luminárias da praça, a Secretaria Geral e o Museu Zoroastro Artiaga. O passeio engloba também o Museu Pedro Ludovico Teixeira, na Rua Dona Gercina Borges Teixeira, ao lado da Praça Cívica. O trajeto perpassa também a Superintendência Administrativa do Ministério da Fazenda, pelo Lyceu de Goiânia até chegar ao IFG – Câmpus Goiânia.

O passeio BikeDéco e MotoDéco é promovido pelo IFG – Câmpus Goiânia, em parceria com a Goiânia Bike Déco, a OnyGO Passeios Turísticos, a Tork, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT), a Polícia Militar e o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO).


Palestra de abertura
No dia 25 de manhã, será realizada a solenidade de abertura da 3ª Secitec. A palestra de abertura do evento terá como assunto: Ciência para a Redução das Desigualdades, temática abordada em todo país durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações neste mês de outubro. A palestra será proferida pela gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcia Schiavon. A palestra ocorrerá no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, das 8h30 às 11 horas.

Marcia Schiavon é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás. Pós-graduada em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista. Mestre em Engenharia da Computação pela Escola de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal de Goiás. É certificada como Project Management Professional e MS Project Orange Belt. Presidente-fundadora da Seção Goiás do Project Management Institute (PMI). Possui mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, aplicados especialmente em projetos de instituição financeira, da área governamental e de empresa de telecomunicações. Atualmente, atua como gerente de inovação e propriedade intelectual na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), representa a Fundação no Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, avalia projetos de inovação tecnológica e ministra treinamentos em gerenciamento de projetos. A 3ª Secitec do IFG - Câmpus Goiânia conta com o apoio da Fapeg e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ciência em destaque

A cientista Joana D'arc Félix ministrará palestra no dia 26, na 3ª Secitec.
A cientista Joana D'Arc Félix ministrará palestra no dia 26, na 3ª Secitec.


No dia 26, haverá outra palestra alinhada à temática da 3ª Secitec com a presença da renomada cientista brasileira, Joana D’Arc Félix, que falará sobre O papel da educação científica na construção do conhecimento e na transformação social, a partir das 19 horas, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. A trajetória pessoal e profissional da cientista é exemplo de superação do preconceito e da miséria através da educação. Joana D’Arc Felix é PhD em Química pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e soma 82 prêmios na carreira, com destaque para a eleição de "Pesquisadora do Ano" no Kurt Politizer de Tecnologia de 2014, concedido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim). É professora e coordenadora do curso técnico em Curtimento na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, mais conhecida como Escola Agrícola de Franca, em São Paulo.

Ainda no dia 25, começam as oficinas, minicursos, exposições, palestras e apresentações culturais na 3ª Secitec do IFG – Câmpus Goiânia. No dia 25, será realizado  também o Dia “C” Da Ciência, das 9h às 22 horas, momento em que serão apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas por estudantes e professores do câmpus. O Dia “C” da Ciência integra o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018. Compõem também a programação da 3ª Secitec as atividades da 9ª Semana da Matemática e da 3ª Semana da Química.

Na Secitec, haverá ainda edições especiais do projeto de extensão Conhecendo o IFG, nos dias 25 e 26 de outubro, com a participação de estudantes do ensino médio de escolas convidadas. Também no dia 26, será realizado o Workshop Empresarial, organizado pela coordenação de interação escola-empresa (Cosie-e), com a participação restrita aos empresários convidados pela Cosie-e para conhecerem o Câmpus Goiânia.

Durante a Secitec, serão mais de 100 atividades, que ocorrerão concomitantemente no Câmpus Goiânia. Os interessados em participar do evento deverão realizar a inscrição na página da 3ª Secitec ou poderão fazer a inscrição presencialmente durante o evento, na tenda da secretaria.

Atrações culturais

A 3ª Secitec será palco também de muitas atrações culturais gratuitas para a comunidade com apresentações de estudantes e professores da casa e também com a participação de artistas convidados. No dia 25, pela manhã, o Grupo de Dança e Teatro (GruDanTe) do IFG – Câmpus Goiânia realiza ensaio aberto CorpoCerrado, a partir das 11h30, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. Estudantes dos cursos técnicos, sob a direção da professora de Artes Renata Bastos, apresentarão a primeira parte do espetáculo de dança-teatro, que é fruto das pesquisas de imersão do grupo no Bioma Cerrado.

Também no dia 25, à noite, o palco do Teatro do IFG – Câmpus Goiânia receberá a renomada pianista brasileira, Maria José Carrasqueira, para um recital de piano gratuito e aberto à comunidade. Em sua carreira como solista, recitalista, camerista, professora convidada e conferencista, Maria José Carrasqueira percorreu vários países das Américas Latina e Central, Estados Unidos, Itália, França e Nova Zelândia. Dentre suas apresentações, destaca-se o recital no Weill Hall, do Carnegie Hall de Nova York, ocasião em que tocou com seu irmão, o flautista Antonio Carlos Carrasqueira. No Teatro do IFG, ela apresentará o recital de piano, com interpretações de obras de Franz Joseph Haydn, Claude-Achille Debussy, Joseph Maurice Ravel, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Ernesto Nazareth, entre outros compositores.

No dia 26, às 19h30, é a vez de Chico Aafa e o professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Felipe Valoz, apresentarem o concerto do álbum Cantigas do Estradar,  no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia. O repertório do concerto passeia entre o popular, revisitado por Aafa, e o erudito, com peças de violão solo interpretadas por Valoz. O público poderá conferir muito MPB, Jazz, Música de Interpretação Contemporânea e Música Clássica.

Serviço
3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do IFG – Câmpus Goiânia
Data: 24 a 27 de outubro
Local: IFG – Câmpus Goiânia ( Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia – GO).

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página