Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Secitec 2018

“Promover a difusão científica é também prestação de contas para a sociedade”, destaca palestrante na abertura da 3ª Secitec

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 18h16 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h53

A palestrante Marcia Schiavon, da Fapeg, falou sobre Ciência para a redução das desigualdades

Palestra de abertura da 3ª Secitec do IFG - Câmpus Goiânia foi realizada na manhã desta quinta-feira, 25
Palestra de abertura da 3ª Secitec do IFG - Câmpus Goiânia foi realizada na manhã desta quinta-feira, 25

Marcia Schiavon, gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), realizou palestra na solenidade de abertura da 3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, que ocorreu hoje, 25, de manhã no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. A palestrante falou sobre a atuação da Fapeg, deu exemplos de editais de fomento à pesquisa e projetos que visam reduzir as desigualdades nas mais diversas áreas e destacou as oportunidades proporcionadas pela difusão da Ciência para a apropriação social do conhecimento científico.


Confira as fotos da 3ª Secitec na página do IFG – Câmpus Goiânia no Facebook

 

A palestra de abertura teve como tema: Ciência para a Redução das Desigualdades, mote da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, que é um evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com atividades em todo país durante o mês de outubro. A respeito dessa temática, a palestrante convidada alertou que a Ciência pode ser usada tanto para a redução quanto para o aumento das desigualdades sociais e que é preciso ter políticas públicas para que as produções científicas contribuam com a sociedade. “Eu prefiro olhar a Ciência como instrumento de oportunidades. A forma como vamos usar esse conhecimento científico para aumentar ou reduzir as desigualdades, isso depende da gente. A tomada de decisões, a forma como lidamos com a Ciência; se você toma a decisão de utilizá-la para a redução das desigualdades, isso se realiza por meio de políticas públicas”, disse Marcia Schiavon.

Em sua apresentação, a palestrante pontuou perspectivas de uma sociedade mais igualitária baseada no conhecimento científico, como: criação de oportunidades, conhecimento amplificado, educação pela Ciência, promoção de autonomia de diferentes grupos, geração de riqueza e aumento do bem-estar social e da qualidade de vida. Ela citou ainda exemplos de renomados cientistas goianos, como Celina Turchi, que foi eleita em 2016 uma das 10 mais importantes cientistas do mundo pela revista Nature, por liderar um grupo de pesquisadores no Brasil, que associou o surto de microcefalia em bebês à epidemia de Zika Vírus no Brasil. Turchi também recebeu, este ano, o prêmio da fundação Péter Murányi e a Ordem do Mérito Científico do CNPq. Outro cientista goiano mencionado na palestra foi José Alexandre Felizola Diniz Filho, que é destaque na área de Ecologia e Biologia Evolutiva e recebeu também, neste ano, a Ordem do Mérito Científico do CNPq.

Solenidade de abertura

A abertura da 3ª Secitec contou com a presença da diretora executiva do IFG, Adriana dos Reis Ferreira, que no ato representou o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, da diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães e do gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, Sérgio Botelho, à mesa diretiva. Participaram também da abertura servidores e alunos do IFG, participantes da comunidade externa e estudantes do 3º ano da Escola Estadual Menino Jesus, que estiveram no Câmpus Goiânia para uma edição especial do projeto Conhecendo o IFG durante este primeiro dia de programação da Secitec.

Em sua fala, o gerente Sérgio Botelho frisou que a Secitec do Câmpus Goiânia tem o objetivo de mostrar para a comunidade externa o que o IFG faz e também integrar a comunidade interna. Ele lembrou do esforço da comissão organizadora na promoção dessa edição do evento, que resultou numa programação com mais de 100 atividades e mais de 2 mil inscritos na Secitec.

A diretora executiva do IFG, em seu discurso, falou sobre o cenário difícil que as instituições de ensino e de pesquisa têm enfrentado diante da falta de investimentos na Ciência e na Educação. Ela agradeceu o apoio da Fapeg à Instituição e ressaltou a missão social do IFG na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Para ela, a Secitec vem reforçar esse compromisso institucional do IFG, por meio desse evento, que está sendo realizado nos 14 câmpus do IFG.

A diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, lembrou a história do IFG e ressaltou a importância da Secitec. “Este é o momento de integração interna e de abertura à comunidade externa, para que todos conheçam nossos cursos, projetos, nossa infraestrutura e programas. É o momento de fortalecimento do nosso papel institucional diante da nossa responsabilidade social”.

Diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, lançou a campanha
Diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, lançou a campanha "IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher".

 

Na abertura, a diretora Maria de Lourdes Magalhães realizou também o lançamento da mais nova campanha permanente do Câmpus Goiânia IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, que visa promover o bem-estar físico e mental da comunidade acadêmica do câmpus. A campanha reúne uma equipe multidisciplinar, com a participação das coordenações de apoio pedagógico ao discente, assistência ao servidor, da comunicação social e a direção-geral da unidade. “Através da informação, sensibilização e acolhimento, caminhamos no sentido de criar um ambiente mais saudável e colaborativo para todos nós”, enfatizou a diretora.

Além da palestra de abertura, várias outras atividades ocorreram concomitantemente no primeiro dia da programação da 3ª Secitec. Até o dia 27 de outubro, a programação continua com diversas atividades educativas, científicas e culturais oferecidas gratuitamente no IFG – Câmpus Goiânia. Consulte toda a programação na página do evento.

Palestra de abertura da 3ª Secitec foi realizada no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.
Palestra de abertura da 3ª Secitec foi realizada no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página