Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EVENTO

Semana Pedagógica do Câmpus Goiânia inicia com palestra e recepção aos servidores

Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 13h44 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 13h38

Evento abordará planejamento acadêmico para 2019 e programação vai até dia 8 de fevereiro

Durante a abertura do evento, foi divulgada a campanha institucional IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher
Durante a abertura do evento, foi divulgada a campanha institucional IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher

Servidores técnico-administrativos e docentes participaram da abertura da Semana Pedagógica 2019/1 do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) que iniciou nesta segunda-feira, 4, no Teatro da Instituição. O momento foi de reencontro dos colegas. Antes da programação oficial do evento, os servidores foram recepcionados com um café da manhã e receberam kits institucionais. A Semana Pedagógica é uma idealização do Câmpus Goiânia e contou com o apoio da Associação dos Servidores do Instituto Federal de Goiás (Asifego) e do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO).

Logo após a recepção dos servidores, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, fez um balanço sobre os avanços alcançados pela unidade em 2018 e as perspectivas para este ano. Acompanhada do diretor administrativo, Paulo Cezar Pereira; do gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sérgio Botelho; do gerente de Administração e Manutenção, professor Douglas Pitaluga; do gerente acadêmico, professor Eliezer Marques Faria; Maria de Lourdes iniciou sua fala apresentando a campanha institucional IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, que tem o objetivo de promover o respeito, cuidado e acolhimento entre a comunidade acadêmica, principalmente com os alunos. “Essa recepção que vocês tiveram é uma iniciativa desta campanha, que é muito importante. Ainda mais agora, quando vamos receber nossos alunos”, completou a professora, referindo-se ao início do primeiro semestre de 2019, que ocorre na próxima segunda-feira, dia 11, quando mais de 840 estudantes vão ingressar na unidade, além dos mais de 4 mil que já fazem parte do quadro estudantil da casa.

Cada gestor que compôs a mesa diretiva da abertura da Semana Pedagógica mostrou o trabalho realizado durante o ano passado e as expectativas para 2019. Na parte de investimentos, Paulo Cezar salientou o momento de dificuldade financeira e comemorou o número de visitas técnicas realizadas em 2018. Segundo o diretor administrativo, foram mais de R$ 330 mil reais destinados às atividades de visitas técnicas dentro e fora do estado. Na parte de infraestrutura, o professor Douglas Pitaluga reforçou a implantação do projeto de eficiência energética – com a troca das lâmpadas comuns pelos modelos led e a inauguração da árvore solar – e as melhorias nos espaços do câmpus. As falas ressaltaram a campanha institucional Eu Curto e Cuido, cujo vídeo foi apresentado logo no início das atividades da Semana Pedagógica (confira o vídeo). Para 2019, está prevista a implantação das catracas de controle de acesso ao câmpus, uma forma de garantir a segurança da comunidade interna.

Servidores lotaram o Teatro do Câmpus Goiânia durante o primeiro dia de programação da Semana Pedagógica
Servidores lotaram o Teatro do Câmpus Goiânia durante o primeiro dia de programação da Semana Pedagógica

 

Nas áreas de pesquisa e extensão, o Câmpus Goiânia apresentou um aumento significativo no número de credenciamento de núcleos de pesquisa e de projetos de pesquisa. Segundo o gerente da Gepex, Sérgio Botelho, foram mais de 23 novos projetos de pesquisa desenvolvidos no Câmpus, além de mais três núcleos e grupos de pesquisa, incluindo a ampliação de convênios internacionais e do número de vagas de estágio a discentes do câmpus, somando 218 oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Além da apresentação dos resultados do ano passado e planejamento para a unidade em 2019, a professora Maria de Lourdes ressaltou a divulgação da pesquisa da agência goiana Contato Comunicação, que aponta o IFG em primeiro lugar quando o assunto é ensino técnico no estado, com 62,5% das menções na pesquisa Os mais admirados da Educação em Goiás 2018 (clique para ver a pesquisa). No levantamento feito pela assessoria de comunicação, o IFG ainda aparece entre os mais lembrados pela população quando o assunto é escola pública. Para ela, esse é um sinal de que o trabalho de toda a comunidade interna tem sido reconhecido e que é preciso continuá-lo para que as pessoas possam conhecer de fato todas as oportunidades que a Instituição oferece, seja na educação básica e na superior.

Programação

Até o dia 8 de fevereiro, a Semana Pedagógica do Câmpus Goiânia incentivará discussões sobre o planejamento pedagógico da unidade e trará também palestrantes convidados para abordar temas relacionados ao ensino e seus desafios. Para começar, o professor José Carlos Libâneo, da Universidade Federal de Goiás e Universidade Católica de Goiás, proferiu a palestra Currículo e Pedagogia: contra o currículo utilitário, uma pedagogia voltada para o desenvolvimento humano.

Considerado um dos maiores teóricos na área da Educação no Brasil, Libâneo é mestre em Educação Escolar Brasileira e doutor em Educação, com pós-doutorado na área pela Universidade de Valladolid, na Espanha. Conhecido pelo seu livro Democratização da Escola Pública – a revisão critico-social dos conteúdos, Libâneo falou sobre o papel da escola na sociedade, passando pela importância de um currículo que permita autonomia aos professores. Citando o teórico russo Lev Vygotsky, Libâneo frisou que “o bom ensino é o que promove e amplia o desenvolvimento humano”, para ele isso só é possível por meio do acesso ao conhecimento científico e artístico.

Professor José Carlos Libâneo durante palestra na Semana Pedagógica 2019 do IFG - Câmpus Goiânia
Professor José Carlos Libâneo durante palestra na Semana Pedagógica 2019 do IFG - Câmpus Goiânia

 

Durante toda a Semana Pedagógica, haverá atividade no período da manhã no Teatro ou na Cinemateca, conforme cronograma, e no período vespertino os servidores realizarão atividades internas nos departamentos.

A programação da Semana Pedagógica continua no dia 5 de fevereiro, com a Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino e a Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares, que vão abordar orientações para a gestão acadêmica. Essa atividade é voltada especificamente aos coordenadores de cursos e coordenadores acadêmicos. O encontro será das 8 às 9h30, na Cinemateca. No mesmo dia, a Direção Administrativa do Câmpus Goiânia fará uma fala sobre planejamento de visitas técnicas, no Teatro, das 9h30 às 10h30. Em seguida, os servidores discutirão sobre recredenciamento institucional, a partir das 10h30.

No dia 6 de fevereiro, haverá uma palestra sobre eventos, estágio profissionalizante, fomento à pesquisa e Comitê de Ética de Pesquisa. Ainda no dia 6, das 10h às 12h, será realizada a palestra de tema: Rede Federal sob novo cenário: realidade, desafios e perspectivas, que será ministrada pelo professor do Cefet de Minas Gerais, Fábio Aparecido Martins Bezerra. No dia 7, os servidores participam de treinamento nos sistemas Q-Acadêmico – Módulo Web, Visão e SUAP. Em seguida, a professora Maisa Miralva da Silva, da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministra a palestra Redução das desigualdades sociais: a ciência e as tendências contemporâneas das políticas sociais.

Para encerrar, no dia 8 de fevereiro, a Direção-Geral abordará o plano estratégico de permanência e êxito e o GTE para construção das diretrizes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG. Às 11 horas, a Coordenação de Eventos falará sobre o planejamento das atividades para a recepção dos alunos.

Confira mais detalhes sobre a programação da Semana Pedagógica 2019/1.

Veja mais imagens no Facebook do IFG - Câmpus Goiânia. 

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página