Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Saúde

Um dia dedicado às ações de atenção à saúde no Câmpus Goiânia

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 12h43 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 14h34

Nesta quinta-feira, foram realizadas atividades da CISSP contra a Dengue e do Vivendo com Saúde

Vivendo com Saúde e a CISSP contra a Dengue foram atividades de promoção à saúde realizadas nesta quinta-feira, 11, no Câmpus Goiânia.
Vivendo com Saúde e a CISSP contra a Dengue foram atividades de promoção à saúde realizadas nesta quinta-feira, 11, no Câmpus Goiânia.

Nessa quinta-feira, 11, diversas ações para promoção da saúde junto à comunidade acadêmica foram realizadas no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Concomitantemente ocorreram atividades do Vivendo com Saúde e da CISSP contra a Dengue, que movimentaram o câmpus.

O hall em frente à biblioteca do Câmpus Goiânia foi transformado em uma grande mostra na manhã desta quinta-feira, onde servidores que compõem a recentemente instituída Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do Câmpus Goiânia, junto aos alunos do curso técnico integrado em Controle Ambiental e mais servidores ligados à coordenação do curso, mobilizaram-se para alertar e orientar a comunidade acadêmica sobre a Dengue, nesse que foi o primeiro evento da CISSP realizado na unidade, desde sua instituição em 4 de dezembro de 2018, no câmpus.

Na ação da CISSP contra a Dengue, os alunos do curso técnico integrado em Controle Ambiental literalmente vestiram a camisa da causa e havia até dois estudantes fantasiados de mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da doença. Além disso, muitas orientações importantes sobre a Dengue foram divulgadas na atividade, como: exposição sobre as diversas fases das larvas do mosquito, que estavam vivas e puderam ser vistas com a ajuda de lentes de aumento; orientações para se construir um mosqueteiro feito de garrafa PET, que serve como armadilha para o mosquito; receitas caseiras, com uso de alimentos conhecidos, como inhame, maçã, cenoura, beterraba, para a elaboração de sucos com objetivo de aumentar a imunidade e amenizar os sintomas da doença; receitas para se fazer repelentes caseiros para o corpo e também para ambientes; maquete de um lote de uma casa, com destaque para alguns objetos que podem se transformar em focos de proliferação das larvas do mosquito e muito mais.

As atividades de combate à Dengue fazem parte das ações da CISSP do Câmpus Goiânia, que atua na implementação de ações de vigilância nos ambientes de trabalho e promoção da saúde do servidor. Neste primeiro evento da comissão, a equipe, segundo a presidente da CISSP Regina Célia Marinho, busca apontar para a gestão do câmpus algumas medidas necessárias para se evitar a infestação do mosquito transmissor da Dengue nas dependências da unidade, como: a limpeza das lajes, dos ralos dos banheiros, das calhas, dentre outras medidas. O evento da CISSP contou com o apoio da coordenação do curso técnico integrado em Controle Ambiental e do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO).

Equipe da CISSP do Câmpus Goiânia e mais alunos do curso técnico integrado em Controle Ambiental.
Equipe da CISSP do Câmpus Goiânia e mais alunos do curso técnico integrado em Controle Ambiental.

 

Confira aqui mais fotos da CISSP contra a Dengue na página do Câmpus Goiânia no Facebook.

Vivendo com Saúde
Além do combate à Dengue, houve ainda atividades de atenção à saúde do servidor do Câmpus Goiânia, com a oferta de vários serviços para a promoção da saúde. O Vivendo com Saúde foi organizado pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) do Câmpus Goiânia e contou também com o caminhão do Hemocentro de Goiás, que ficará nas dependências do câmpus (ao lado do Teatro do IFG) até as 16 horas desta quinta-feira, para que alunos, servidores e pessoas da comunidade externa possam doar sangue, essa ação que é tão relevante e pode salvar vidas.

No Vivendo com Saúde, os servidores do câmpus puderam realizar gratuitamente aferição da pressão arterial, teste funcional, homeopatia para a Dengue, teste rápido para detectar Sífilis, HIV, Hepatite B e C. A atividade contou com a participação das servidoras do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Elisabete Alves e Diana Alves; dos profissionais da Faculdade de Educação Física da UFG, Vitor Marques e Murilo de Araújo e mais outros colaboradores do Programa Saúde do Trabalhador UFG + e também da servidora do setor de saúde do IFG – Câmpus Goiânia, Ana Rosa da Silva. Além desses, foram apoiadores também do evento o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IfesGO).

Vivendo com Saúde proporcionou atividades de atenção à saúde do servidor e mais doação de sangue.

 

Confira aqui mais fotos do Vivendo com Saúde na página do Câmpus Goiânia no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página