Um dia dedicado às ações de atenção à saúde no Câmpus Goiânia

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 12h43 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 14h34

Nesta quinta-feira, foram realizadas atividades da CISSP contra a Dengue e do Vivendo com Saúde

Vivendo com Saúde e a CISSP contra a Dengue foram atividades de promoção à saúde realizadas nesta quinta-feira, 11, no Câmpus Goiânia.

Nessa quinta-feira, 11, diversas ações para promoção da saúde junto à comunidade acadêmica foram realizadas no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Concomitantemente ocorreram atividades do Vivendo com Saúde e da CISSP contra a Dengue, que movimentaram o câmpus.

O hall em frente à biblioteca do Câmpus Goiânia foi transformado em uma grande mostra na manhã desta quinta-feira, onde servidores que compõem a recentemente instituída Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) do Câmpus Goiânia, junto aos alunos do curso técnico integrado em Controle Ambiental e mais servidores ligados à coordenação do curso, mobilizaram-se para alertar e orientar a comunidade acadêmica sobre a Dengue, nesse que foi o primeiro evento da CISSP realizado na unidade, desde sua instituição em 4 de dezembro de 2018, no câmpus.

Na ação da CISSP contra a Dengue, os alunos do curso técnico integrado em Controle Ambiental literalmente vestiram a camisa da causa e havia até dois estudantes fantasiados de mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da doença. Além disso, muitas orientações importantes sobre a Dengue foram divulgadas na atividade, como: exposição sobre as diversas fases das larvas do mosquito, que estavam vivas e puderam ser vistas com a ajuda de lentes de aumento; orientações para se construir um mosqueteiro feito de garrafa PET, que serve como armadilha para o mosquito; receitas caseiras, com uso de alimentos conhecidos, como inhame, maçã, cenoura, beterraba, para a elaboração de sucos com objetivo de aumentar a imunidade e amenizar os sintomas da doença; receitas para se fazer repelentes caseiros para o corpo e também para ambientes; maquete de um lote de uma casa, com destaque para alguns objetos que podem se transformar em focos de proliferação das larvas do mosquito e muito mais.

As atividades de combate à Dengue fazem parte das ações da CISSP do Câmpus Goiânia, que atua na implementação de ações de vigilância nos ambientes de trabalho e promoção da saúde do servidor. Neste primeiro evento da comissão, a equipe, segundo a presidente da CISSP Regina Célia Marinho, busca apontar para a gestão do câmpus algumas medidas necessárias para se evitar a infestação do mosquito transmissor da Dengue nas dependências da unidade, como: a limpeza das lajes, dos ralos dos banheiros, das calhas, dentre outras medidas. O evento da CISSP contou com o apoio da coordenação do curso técnico integrado em Controle Ambiental e do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO).

Equipe da CISSP do Câmpus Goiânia e mais alunos do curso técnico integrado em Controle Ambiental.

Confira aqui mais fotos da CISSP contra a Dengue na página do Câmpus Goiânia no Facebook.

Vivendo com Saúde
Além do combate à Dengue, houve ainda atividades de atenção à saúde do servidor do Câmpus Goiânia, com a oferta de vários serviços para a promoção da saúde. O Vivendo com Saúde foi organizado pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) do Câmpus Goiânia e contou também com o caminhão do Hemocentro de Goiás, que ficará nas dependências do câmpus (ao lado do Teatro do IFG) até as 16 horas desta quinta-feira, para que alunos, servidores e pessoas da comunidade externa possam doar sangue, essa ação que é tão relevante e pode salvar vidas.

No Vivendo com Saúde, os servidores do câmpus puderam realizar gratuitamente aferição da pressão arterial, teste funcional, homeopatia para a Dengue, teste rápido para detectar Sífilis, HIV, Hepatite B e C. A atividade contou com a participação das servidoras do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Elisabete Alves e Diana Alves; dos profissionais da Faculdade de Educação Física da UFG, Vitor Marques e Murilo de Araújo e mais outros colaboradores do Programa Saúde do Trabalhador UFG + e também da servidora do setor de saúde do IFG – Câmpus Goiânia, Ana Rosa da Silva. Além desses, foram apoiadores também do evento o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IfesGO).

Vivendo com Saúde proporcionou atividades de atenção à saúde do servidor e mais doação de sangue.

Confira aqui mais fotos do Vivendo com Saúde na página do Câmpus Goiânia no Facebook.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia