Estudantes de Letras realizam ateliês de leitura e escrita em colégio estadual

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 10h30 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 08h25

As atividades fazem parte de pesquisas que têm por objetivo analisar o ensino de temas transversais na disciplina de Língua Portuguesa

Estudantes do curso de Letras - Português realizaram ateliês de leitura e escrita, na Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, em Goiânia. (foto: Alita Paraguassú).

Com o objetivo de investigar e analisar o ensino de temas transversais na educação básica, estudantes do curso de Letras – Português do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), sob a orientação da professora Alita Paraguassú, desenvolvem pesquisas em escolas estaduais de Goiânia que resultam na realização de ateliês de leitura e escrita com alunos desses colégios. Por meios dos ateliês, os estudantes dos colégios estaduais que participam das pesquisas são incentivados a elaborarem trabalhos que destaquem temas transversais na educação.

Os temas transversais na educação básica são definidos pelo Ministério da Educação (MEC) nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que elencam as seguintes temáticas: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais enquanto conteúdos a serem ministrados em sala de aula para estudantes dos ensinos fundamental e médio. Visando analisar a inserção desses temas transversais no ensino da Língua Portuguesa em colégios estaduais de Goiânia, as estudantes do curso de Letras – Português do Câmpus Goiânia, Gabryela Pimenta de Souza e Raquel Sforni Mota, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG, e também a estudante Júllia Graciane Vaz, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), promoveram ateliês de leitura e escrita com turmas do 3º ano do Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte, em Goiânia.

Segundo as estudantes, para desenvolver a pesquisa, elas tiveram que realizar visitas a 11 escolas públicas na região metropolitana de Goiânia desde agosto do ano passado e conseguiram a anuência de 4 instituições para desenvolverem atividades de observação sobre o ensino de temas transversais nas aulas de Língua Portuguesa. A partir das observações, o Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte foi selecionado para o desenvolvimento de um ateliê de leitura e escrita no mês de março deste ano, com o apoio da professora Elis Regina, que é supervisora do PIBID do curso de Letras-Português no colégio. O trabalho das estudantes de Letras na pesquisa foi o de proporcionar uma mostra, na qual os alunos desse colégio puderam apresentar charges, cartoons, tirinhas, textos narrativos e argumentativos, declamações de poemas e de rap autoral sobre o tema transversal Meio Ambiente, que foi eleito pelos próprios estudantes.

De acordo com a professora e orientadora da pesquisa, Alita Paraguassú, todos do colégio estadual Jardim Balneário Meia Ponte apoiaram o projeto de pesquisa e houve ainda, durante a mostra do ateliê de leitura e escrita, a realização de um lanche coletivo proporcionado pelos estudantes da escola e pelas pesquisadoras do IFG envolvidas no estudo.

Para as estudantes de Letras – Português, Raquel Sforni e Gabryela Pimenta de Souza, a pesquisa proporcionou experiências novas. “Pela primeira vez, a gente entrou em sala de aula não no papel de alunas, mas sim, no caso, como pesquisadoras e auxiliando o professor. E com isso, a gente realmente percebeu como é a realidade dos colégios estaduais, como é a realidade dos temas transversais que os professores trabalham nas escolas”, destacou a aluna Raquel Sforni. Para ela, os ateliês superaram as expectativas, porque revelaram a percepção crítica dos alunos do colégio a respeito dos temas transversais, bem como foram bastante participativos nas oficinas integrantes da pesquisa.

Para a aluna de Letras-Português, Gabryela Pimenta de Souza, o ensino de temas transversais na educação é muito importante para a promoção de debates críticos em sala de aula. A estudante Gabryela considera que as discussões de temas transversais precisam ser mais trabalhadas nas escolas.

De acordo com a professora Alita Paraguassú, além dos trabalhos científicos a respeito de temas transversais, outro estudo em andamento visa à realização de ateliês sobre leitura indígena na Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, com a participação da aluna Raíssa Camargo do curso de Letras – Português. “A escola possui vasta coletânea de obras indígenas, e os alunos estão lendo livros escritos por Daniel Munduruku. Em seguida, serão propostos ateliês de escrita de crônicas que trabalhem questões cotidianas e os processos de empatia e alteridade. A escola está apoiando o projeto e conta com parcerias futuras, estando aberta para receber alunos de estágio, do PIBID  e da Residência”, explica a docente.

Esses trabalhos científicos integram o projeto de pesquisa de título: A construção da autoria em práticas de escrita escolares, que é desenvolvido no Grupo de Estudos Discursivos e Enunciativos (GED) do IFG, sob a orientação da professora Alita Paraguassú. Segundo a professora, o grupo de estudo está em fase de cadastramento no IFG para tornar-se um núcleo de pesquisa no IFG.

Estudantes de Letras - Português do Câmpus Goiânia promovem ateliês de leitura e escrita para incentivar o estudo de temas transversais no Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte.
Estudantes de Letras - Português do Câmpus Goiânia promovem ateliês de leitura e escrita para incentivar o estudo de temas transversais na Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida (foto: Alita Paraguassú).

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia