Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Evento

Palestra de abertura da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática enfatiza a educação matemática

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 13h17 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 09h37

 A programação do evento iniciou na manhã desta terça-feira, 23, no Câmpus Goiânia

Professora do Câmpus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp),Lourdes de la Rosa Onuchic, ministrou palestra sobre o tema: “Resolução de Problemas: Perspectivas e Conexões”, na abertura da 10ª  Semana da Licenciatura em Matemática.
Professora do Câmpus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp),Lourdes de la Rosa Onuchic, ministrou palestra sobre o tema: “Resolução de Problemas: Perspectivas e Conexões”, na abertura da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática.

Na manhã desta terça-feira, 23, teve início a programação da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática e 1º Encontro de Egressos da Matemática, durante solenidade realizada na Cinemateca do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Na palestra de abertura do evento, a professora do Câmpus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Lourdes de la Rosa Onuchic, ministrou palestra sobre o tema: “Resolução de Problemas: Perspectivas e Conexões”.

Na exposição de abertura da Semana, a professora Lourdes de la Rosa Onuchic relatou sobre sua trajetória acadêmica que a motivou a se tornar uma docente na área de Matemática. Segundo a professora, o interesse por pesquisas com foco na resolução de problemas e o desejo em ensinar aos alunos que os problemas podem se tornar uma fonte de conhecimento a levou a cursar a Licenciatura em Matemática.

A professora Lourdes de la Rosa Onuchic defendeu, na palestra, que o processo de ensino-aprendizagem de Matemática perpassa pela intencionalidade dos professores em trabalhar os conteúdos matemáticos por meio de diferentes formas visando à resolução de problemas. A professora problematizou ainda que a Matemática vai além do ensino e aprendizado do conhecimento da área.

“Quando me tornei professora de Matemática, eu queria fazer com os outros fizessem problemas e também se sentissem poderosos quando resolvessem esses problemas. Problemas não só matemáticos, mas também problemas da vida. Temos que saber tomar decisões, o nosso aluno tem que saber tomar decisões, o nosso professor tem que saber tomar decisões e o nosso sistema político deveria saber tomar decisões. Então, o que acontece é que a gente não pensa que tem uma joia nas mãos ao ser um professor de Matemática. A Matemática não é só fazer contas, fazer conta é uma consequência”, disse a professora Lourdes de la Rosa Onuchic na palestra de abertura do evento.

10 anos da Licenciatura em Matemática

Além da difusão e divulgação do conhecimento matemático no âmbito do IFG, a programação da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática do Câmpus Goiânia do IFG celebra também os 10 anos do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Goiânia, que teve o seu primeiro processo seletivo realizado no segundo semestre de 2009, com a primeira turma de alunos ingressantes no primeiro semestre de 2010. A área teve uma verticalização do ensino com a oferta da Especialização em Matemática, pós-graduação que é oferecida no Câmpus Goiânia desde 2013.

Em comemoração pela história dessa área acadêmica na Instituição, na programação do evento será realizado o 1º Encontro de Egressos da Matemática, no dia 26 de abril, a partir das 13 horas, momento em que os egressos da Licenciatura em Matemática e da Especialização em Matemática farão relatos de suas experiências no mercado de trabalho, possibilitando também uma avaliação do ensino em Matemática ofertado pelo IFG, a partir das perspectivas dos egressos. Alguns participantes do evento receberam um catálogo com informações das edições anteriores da Semana da Licenciatura em Matemática, em comemoração aos 10 anos da oferta da Licenciatura em Matemática no Câmpus Goiânia.

Para o professor de Matemática e coordenador-geral da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática, José Éder Salvador de Vasconcelos, o evento consolida os 10 anos de trabalho árduo da Coordenação da Área de Matemática do Câmpus Goiânia do IFG em promover o evento anualmente e também na busca dos professores de Matemática do IFG pela instituição de um perfil de docente que leciona na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cuja atuação tem suas especificidades e diverge dos demais docentes de universidades ou de escolas da educação básica, analisa o professor José Éder. “São 10 anos que a gente celebra esse trabalho, são 10 anos transformando vidas através do nosso trabalho. Quando a gente fala em transformar vidas, isso não é caridade, é o resultado do nosso trabalho transformar a vida das pessoas, se elas quiserem”, destaca o professor José Éder a respeito da educação ofertada no IFG. 

A abertura da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática e 1º Encontro de Egressos da Matemática contou com a presença da diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães; do coordenador acadêmico, Alexandre da Silva Duarte, que no ato representou a chefe do departamento acadêmico 2, Alessandra Rodrigues Duarte; do coordenador da área de Matemática, Iran Martins do Carmo; do coordenador da Licenciatura em Matemática, Glen Cézar Lemos e do coordenador-geral do evento, José Éder Vasconcelos, que participaram da mesa diretiva da solenidade de abertura do evento.

A programação da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática e 1º Encontro de Egressos da Matemática está repleta de palestras, minicursos, oficinas e comunicações orais que foram propostos pela comunidade acadêmica. O evento contabiliza 303 inscritos na programação da Semana e mais 70 inscritos no 1º Encontro de Egressos da Matemática. O evento segue com atividades até o dia 26 de abril no Câmpus Goiânia do IFG.


Consulte a programação da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática e 1º Encontro de Egressos da Matemática na página do evento.

Veja mais fotos do evento na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook.

Solenidade de abertura da 10ª Semana da Licenciatura em Matemática e 1º Encontro de Egressos da Matemática foi realizada na manhã desta terça-feira, 23, na Cinemateca do Câmpus Goiânia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página